quinta-feira, agosto 21, 2025

Foi demitido? Saiba como se realocar no mercado de trabalho

Foi demitido e não sabe como se realocar no mercado de trabalho? Então dá só uma conferida nas dicas que separamos neste post para você!

Saber como se realocar no mercado de trabalho nem sempre é fácil. Ainda mais nos dias atuais onde a taxa de desemprego é uma das maiores dos últimos tempos.

Só para ter uma ideia, já são mais de 14 milhões de pessoas desempregadas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para quem faz parte dessa estatística há uma grande sensação de pressão psicológica e financeira ao mesmo tempo, para que haja uma recolocação no mercado o mais rápido possível.

E se você é uma dessas pessoas que está em busca de uma recolocação no mercado, aí vão 5 dicas para você conseguir se realocar o mais rápido possível.

1. Avalie se a sua profissão é promissora

Pode parecer até uma ironia, mas é nas grandes dificuldades que muita gente acaba encontrando boas oportunidades.

Até porque, podem existir algumas profissões saturadas no mercado, com uma mão-de-obra muito mais abundante do que o número de vagas existentes.

Entretanto, existem também profissões que faltam profissionais no mercado. Por isso, aproveite esse momento para avaliar se realmente não é o momento de mudar para uma profissão mais promissora.

2. Procure fazer trabalhos como freelancer

Enquanto você não encontra uma posição no mercado, procure fazer trabalhos como freelancer para conseguir pagar as suas contas.

Até porque, se você ficar sem dinheiro, poderá sofrer uma pressão psicológica ainda maior e ter um desempenho muito pior na hora de encontrar uma colocação.

Então, tente organizar o seu tempo, fazendo alguns trabalhos freelancers durante algumas horas e procurando por emprego em outras horas do dia.

3. Como se realocar no mercado de trabalho? Expanda seu networking

Você não pode de jeito nenhum ter vergonha de falar para os seus amigos e conhecidos que está em busca de uma recolocação no mercado de trabalho.

Até porque, conhecendo você e sabendo das suas boas intenções, os amigos podem te ajudar a encontrar uma recolocação.

Aproveite também para atualizar o seu perfil no LinkedIn e em outras redes sociais, ampliando assim a sua gama de contatos.

Quanto maior for o seu networking nesse momento, maiores serão as suas chances de conseguir uma boa e rápida colocação na sua área.

4. Mantenha o seu currículo atualizado

Um outro ponto bastante importante é aproveitar esse momento para manter o seu currículo atualizado, colocando todas as suas experiências e cursos nele.

Tente listar tudo o que você aprendeu nos últimos tempos, tire do currículo o que não for mais necessário e deixe ele bem atrativo.

Lembre-se que o objetivo exposto no currículo deverá mudar de acordo com cada vaga que você deseja. Essa é uma maneira de deixá-lo mais atrativo para as empresas.

Quanto melhor estiver o seu currículo, maiores serão as suas chances de conseguir encontrar uma vaga de emprego mais rapidamente.

5. Aproveite e faça um trabalho voluntário

Uma outra dica importante para você é não ficar parado. Enquanto você não encontra uma vaga de emprego, procure fazer um trabalho voluntário.

Afinal, essa é uma maneira de não deixar o seu currículo vazio, manter-se sempre atualizado dentro da sua área e ainda fazer o bem para a sociedade.

Além disso, faça também cursos para melhorar tanto as suas hard skills quanto soft skills, essa é uma excelente maneira de encontrar uma posição bem rapidamente.

São pequenos detalhes que podem fazer uma grande diferença para quem está em busca de recolocação no mercado de trabalho.

Foi possível entender como se realocar no mercado de trabalho? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.

Últimas Notícias

Em Destaque

Escolhas do Editor

Artigos Relacionados

Secret Link