O desemprego ainda está em patamares elevados no Brasil. E isso é motivo de preocupação para muita gente. Entretanto, por conta do aumento nas vendas de final de ano, muitas empresas abrem vagas de trabalho temporário.
E essa pode ser uma grande oportunidade para você conseguir se recolocar no mercado de trabalho. Para quem não sabe, trabalho temporário é aquele que tem data de início e término do contrato.
Vale destacar que o período de validade de um contrato de trabalho não pode ultrapassar 180 dias, sendo que não é possível também uma prorrogação por mais de 90 dias nele. Ou seja, se ele é de 30 dias, poderá ser prorrogado por somente mais 90 dias.
Direitos trabalhistas no trabalho temporário
Uma pessoa contratada em um trabalho temporário tem direito a remuneração equivalente à de outros funcionários que ocupam a mesma função na empresa.
Dessa maneira, a jornada de trabalho é limitada a 44 horas semanais, com a possibilidade de fazer duas horas extras por dia, devidamente remuneradas.
Além disso, é possível ter seguro contra acidente de trabalho, adicional noturno e descanso semanal remunerado. Você também terá direito ao 13º salário e férias proporcionais ao tempo de trabalho.
A única diferença é que o FGTS não tem multa de 40% ao final do contrato. No entanto, conta com direitos previdenciários e indenização por dispensa sem justa causa ou antes do final do contrato que corresponde a 1/12 do salário.
Como conseguir um emprego temporário?
Para encontrar um trabalho temporário é preciso saber onde se encontram as oportunidades, e criar um currículo específico para a vaga almejada. Dá só uma conferida nas dicas que separamos.
1. Identificação das oportunidades
A primeira dica para conseguir um trabalho temporário é identificar onde estão as oportunidades de trabalho. Normalmente, a maior demanda é nas lojas de comércio, principalmente nas grandes redes varejistas. Portanto, é lá que você precisa procurar.
2. Esteja aberto a novas experiências
Além do comércio, um setor que costuma contratar bastante é o de restaurantes e lanchonetes. Por isso, esteja aberto a trabalhar em novas áreas. Assim ficará mais fácil de você conseguir uma colocação no mercado.
3. Não se preocupe com a experiência
Um dos pontos positivos do trabalho temporário é que não é exigido experiência para as vagas. É muito raro isso acontecer, por isso, esse é um tipo de trabalho que é uma boa opção para quem está começando.
4. Faça um currículo na medida
Conforme dissemos, você não precisa ter experiência para conseguir um emprego temporário. Entretanto, é preciso que o objetivo do seu currículo esteja condizente com o objetivo que a vaga está oferecendo. Portanto, capriche.
5. Caso tenha experiência, destaque-as
Já falamos que para o trabalho temporário dificilmente será exigido uma experiência. Mas se você tiver alguma que vá de encontro a vaga desejada coloque-a no currículo. Isso pode fazer uma grande diferença no final das contas.
6. Assuma o compromisso com garra
Um erro que muita gente comete é não se dedicar de corpo e alma a uma vaga temporária, pelo simples fato de ela ser temporária. Esse é um erro grave. Pois é preciso ter em mente que o trabalho temporário poderá se tornar efetivo se você for bem.
7. Tenha em mente que esse pode ser o começo de uma carreira
Outra coisa que é fundamental ter em mente é que o trabalho temporário pode ser o início da sua carreira. Muitas empresas acabam contratando os profissionais que se destacam no trabalho temporário, então leve-o a sério.
8. Interprete o trabalho temporário como uma escola
Por fim, interprete o trabalho como sendo uma escola. Até porque, você vai aprender bastante lá. Independente se essa é a profissão que você deseja para o seu futuro ou não, o aprendizado sempre é válido.
Gostou das nossas dicas? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.