sexta-feira, agosto 22, 2025

Como evitar erros gramaticais em e-mails de trabalho

Como evitar erros gramaticais nos seus e-mails de trabalho? Não sabe? Então não deixe de ler este post que fizemos com exclusividade!

A língua portuguesa é considerada uma das mais complexas. Afinal, existem erros gramaticais que acabam passando despercebidos até por pessoas que costumam escrever muito bem.

Erros de concordância, plural, vírgula e acento grave são bastante comuns nos e-mails de trabalho e podem acabar atrapalhando a sua carreira se você não ficar atento. Por isso é tão importante ser detalhista no momento de redigir um e-mail.

Um bom método para evitar erros mais graves é passar por um corretor. Ou seja, jogar o seu e-mail no Word e fazer uma edição antes de enviá-lo. Mas, ainda assim, é possível que ele contenha alguns erros.

Pensando nisso, separamos logo abaixo 4 erros gramaticais que são bastante comuns e que você precisa evitar para não comprometer o seu crescimento profissional.

1. Erros gramaticais de concordância verbal

Dentre as regras gramaticais que precisam ser seguidas está a concordância verbal. Ou seja, o sujeito precisa sempre concordar com o verbo.

Sendo assim, se o sujeito está no plural o verbo também precisa estar. O mesmo vale para o contrário, se o sujeito está no singular, o verbo precisará estar no singular também. Vamos tomar um exemplo:

“Durante o mês, aconteceu muitas reuniões produtivas”. Note que nesse exemplo, o sujeito do verbo acontecer é “muitas reuniões”, ou seja, o sujeito está no plural.

Dessa forma, o verbo não pode estar no singular, então no lugar de aconteceu deveria estar a palavra aconteceram e a frase ficaria assim: “Durante o mês, aconteceram muitas reuniões produtivas”. Bem mais harmônico, não é mesmo?

2. Erros gramaticais de plural

O erro de plural é um dos erros mais comuns que encontramos nos e-mails de trabalho, e por isso requer uma total atenção. Para facilitar, vamos tomar um exemplo:

“Depois de uma análise do produto, acreditamos que já devem fazer mais de cinco meses de fabricação”.

Esse é um exemplo típico que acaba passando até por corretores. Nesse caso, o verbo fazer não deve sofrer a pluralização quando faz referência ao tempo decorrido que no caso é os cinco meses.

Sendo assim, a frase deveria ser: “Depois de uma análise do produto, acreditamos que já deve fazer mais de cinco meses de fabricação” ou então “Depois de uma análise do produto, acreditamos que já faz mais de cinco meses de fabricação”.

3. Colocar o verbo no singular

Um erro que também acontece bastante é colocar o verbo no singular em caso de frases passivas onde o sujeito é quem sofre a ação do verbo. Por exemplo:

“Observou-se todos os produtos em questão”. Nesse caso, a partícula “se” faz a frase ser passiva, e o sujeito é quem acaba sofrendo a ação do verbo, no caso “todos os produtos”, logo o verbo precisaria estar no plural também.

Nesse sentido, a frase deveria ser escrita dessa forma: “Todos os produtos em questão foram observados”. Melhorou não é mesmo?

4. Erro de concordância verbal entre o singular e o plural

Esse é outro erro que acontece muito. É preciso entender que entre o singular e o plural, a concordância do verbo precisa estar no plural. Vamos exemplificar.

“O resultado do relatório foi números surpreendentes”. Nesse caso o verbo precisaria estar no plural, ou seja, “O resultado do relatório foram números surpreendentes”.

Esses erros, na maioria das vezes acabam passando despercebidos, assim como o próprio uso da vírgula. Por isso é muito importante procurar estudar a língua portuguesa para crescer dentro da sua profissão.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.

Últimas Notícias

Em Destaque

Escolhas do Editor

Artigos Relacionados

Secret Link