Você foi chamado para uma entrevista de emprego, listou todas as suas capacidades e foi confiante que aquela vaga era sua. No entanto, no momento da entrevista, veio a seguinte questão: quais são os seus pontos fracos?
E agora? Você gaguejou e tentou esboçar algumas palavras, mas sem sucesso. Quem nunca passou por uma situação dessas, não é verdade? Portanto, você precisa estar preparado para falar dos seus pontos fracos em uma entrevista de emprego.
Pode parecer difícil, mas é mais fácil do que parece. Por exemplo, todo mundo tem um ponto fraco. Pode ser nervosismo, ansiedade, timidez, excesso de perfeição, impaciência e até mesmo não saber lidar com a pressão.
E como falar dos pontos fracos corretamente?
Entenda que quando um recrutador te pergunta sobre os seus pontos fracos, ele não está fazendo isso sem motivos. Ele quer saber isso para então avaliar se você se encaixa naquela equipe e quais os treinamentos poderá oferecer para você aprimorar esses pontos.
Além disso, o recrutador pode estar fazendo essa pergunta para saber o seu nível de autoconhecimento. Por isso, uma dica valiosa é você conversar com os seus ex-chefes e colegas de trabalho para receber esse feedback deles.
E não esqueça: o recrutador também pode estar querendo saber como você lida com as críticas. Até porque, existem pessoas que possuem uma grande dificuldade em receber críticas e serem questionadas sobre seus defeitos.
Jamais diga que você não tem pontos fracos
Um erro que pode colocar tudo a perder no momento de fazer uma entrevista é dizer que você não tem nenhum ponto fraco. Isso vai na contramão de tudo o que falamos acima.
Ou seja, vai mostrar que você não tem conhecimento sobre si e nem tampouco sabe lidar com as críticas. Portanto, evite cair nesse erro de dizer que você não tem pontos fracos. Todos nós temos defeitos e qualidades.
Se você está com medo de perder a vaga por isso, fique tranquilo. O que você precisa não é simplesmente camuflar os seus defeitos, mas sim falar deles como se fossem algo positivo e que você está disposto a mudar.
Como falar dos seus pontos fracos de forma positiva?
Uma das melhores maneiras de falar dos seus pontos fracos de forma positiva é ser extremamente detalhista. Por exemplo, se você é uma pessoa ansiosa, não diga apenas “eu sou uma pessoa ansiosa”.
Procure explicar detalhadamente como é sua ansiedade, como você procura lidar com ela no ambiente de trabalho. Dê um exemplo sobre como esse defeito já influenciou negativamente o seu trabalho. E como você conseguiu superar essa situação.
A partir do momento que você mostrar esse autoconhecimento, o recrutador vai entender que você está procurando se melhorar como profissional. E o que era um defeito vai acabar parecendo uma verdadeira qualidade. Pode apostar.
Mostre que você está sempre buscando melhorar
No momento que você for falar dos seus pontos fracos não precisa fazer uma lista grande deles. Mencione apenas um ou dois, e detalhe eles. Isso vai mostrar que você tem total conhecimento sobre si, e sabe lidar com seus pontos fracos.
Além disso, procure sempre falar pausadamente. Uma fala pausada e tranquila vai mostrar que você tem controle e passar mais confiança para o entrevistador. E lembre-se: mantenha sempre a postura ereta no momento de sentar-se.
Procure sempre olhar no olho do recrutador e seja extremamente sincero. Se ele fizer uma pergunta que você não sabe responder, fale que você não sabe, mas que irá procurar entender melhor daquele assunto.
Saber reconhecer os defeitos é primordial para se destacar em uma entrevista de emprego. Até porque, todos os recrutadores sabem que não temos só qualidades. E a maneira como lidamos com nossos defeitos falam muito sobre nós mesmos.
Gostou deste artigo? Então deixe o seu comentário, sua sugestão e não esqueça de compartilhar com todos os seus amigos nas suas redes sociais.