Liderada pela CEO Betina Einsfeld, o Cadê Meu Feedback (ou apenas Cadê) é uma plataforma, com inspiração no ReclameAqui, que está sendo desenvolvida para pessoas que aplicam para vagas de emprego, estágio ou trainee e que nunca receberam nenhum feedback individualizado, ou nem uma resposta. A ideia veio de uma dor da própria CEO, e de vários amigos e conhecidos, que entravam em contato com as empresas para solicitar o feedback de sua participação no processo seletivo e sempre foram ignorados.
- Das vagas que você já aplicou, quantas dessas, te responderam se você passou ou não?
- Quantas vagas te deram o motivo exato de não ter conseguido o emprego?
Em uma pesquisa realizada pela própria plataforma, 76,4% das pessoas que responderam ao questionário não receberam nenhum tipo de resposta sobre a sua aplicação e 78% das pessoas não receberam o feedback apropriado sobre o motivo de não ter sido selecionadas para as vagas. E mesmo com esses números expressivos não vemos muitas reclamações, indignações e soluções sobre isso por aí.
“Será que estamos tão acostumados com esse sistema ou exaustos que nem falamos nada?”
“Chega de não ter resposta, chega de receber apenas “você não passou” e chega de achar que “você não tem nosso perfil” diz a CEO Betina.
Quando um candidato não recebe uma resposta ou feedback sobre a sua candidatura acaba sofrendo um grande impacto na vida e no psicológico.
A negação de um feedback, considerado um castigo psicológico ao postulante a um emprego, uma vez que ele sempre é praticado com pessoas importantes, torna-se, no mínimo, desanimador ao candidato que não tem um retorno de suas ações (WILLIAMS 2005 apud VIEIRA; VARGAS, 2014).
É importante que os profissionais da área de Recrutamento e Seleção forneçam uma devolutiva aos candidatos para que eles possam incorporar competências para um processo seletivo futuro. A comunicação, o retorno, a orientação, o direcionamento e a responsabilidade com as pessoas são necessários e fazem parte de um bom feedback, além de demonstrar ética e respeito com os participantes do processo (FERREIRA, 2013; VIEIRA; VARGAS, 2014).
Como diz a própria Betina em seu depoimento:
“Eu entendo que muitas empresas recebem milhares de candidaturas e fica muito difícil de responder individualmente, mas as vezes não recebo nem um ‘você não passou’ ou ‘não foi dessa vez’. E empresas as quais eu cheguei na fase de dinâmica em grupo e fui em busca de um feedback do porquê não ter passado, e não ter nenhuma resposta, me fez eu me sentir um lixo, totalmente incapaz de conseguir algo legal na vida.”
Na pesquisa 2020 North American Candidate Experience Research Report, da Talent Board, existem diversas informações, dentre elas vamos destacar essas duas:
- A experiência do candidato aumentou positivamente em 52% quando os recrutadores ou profissionais de RH informam os candidatos das etapas pós-entrevista e acompanhamento no tempo determinado;
- candidatos que disseram ter recebido feedback após serem rejeitados, 76% indicaram que o feedback não foi útil, o que sempre será altamente subjetivo;
As informações mostram que o Candidate Experience (experiência do candidato) não está sendo fácil para o candidato, mas também não é fácil para os recrutadores. Isso apenas afirmou a necessidade de uma solução urgente para essa área. Devido a esse motivo o Cadê quer atender as duas pontas e que seja um processo win-win para todos. O objetivo é que a cultura brasileira se transforme e que, no futuro, ninguém lembre como é um processo seletivo sem feedback ou candidate experience, que as pessoas pensem: por que o processo era tão ineficiente e desumanizado?
Se interessou pelo projeto e quer saber mais?
– Site Beta (ainda em desenvolvimento) para solicitar feedback: www.cademeufeedback.com.br
– Instagram (para candidatos): https://www.instagram.com/cademeufeedback/
– LinkedIn (para empresas): https://www.linkedin.com/company/cademeufeedback