Organizações, equipes e a sociedade têm muito a ganhar ao investir na liderança feminina. Mas, as executivas, gestoras e empreendedoras ainda enfrentam barreiras para chegar em uma posição de liderança e continuam enfrentando quando também já assumiram a posição. Enfrentam preconceito desde o gênero até o estilo de liderança, por ser mais focado na influência do que no comando.
Entre os pontos fortes da liderança feminina, estão a flexibilização, colaboração, maior fortalecimento da diversidade, criatividade e inovação. Todos fatores essenciais para que as empresas se mantenham competitivas.
A liderança feminina vem se consolidando, em consequência das lutas do movimento feminista, integrado por diversos grupos, em prol da igualdade de direitos para homens e mulheres. O crescimento das líderes também se deve a própria confiança das mulheres, e pelo fato de muitas instituições, governos e empresas notar a importância da diversidade dentro das organizações, que traz riqueza de conhecimento, nas discussões, no desenvolvimento de estratégias, no lucro e muito mais.
LEIA MAIS: A importância da inclusão e diversidade no ambiente de trabalho
Mas o tema ainda chama a atenção para a urgência de condições de trabalho, salários igualitários, ações e tratamentos inclusivos dentro das empresas. Pois as ações inclusivas ajudam a construir um mercado de trabalho mais equilibrado, em que é possível aproveitar o potencial das trabalhadoras.
Pois as mulheres continuam sendo minoria em cargos de liderança e recebendo salários mais baixos que os homens. Mesmo sendo elas a maioria dos estudantes no ensino superior e acumularem mais anos de estudo formal, sendo assim, uma mão de obra mais qualificada intelectualmente do que a masculina.
Além dos preconceitos históricos do gênero, as organizações não têm programa de desenvolvimento de liderança feminina e também não preparam os homens para lidarem com as mulheres no ambiente de trabalho.
Implantar esses programas de gênero e inclusão nas empresas impacta em diferentes âmbitos do negócio, inclusive economicamente. Um setor de recursos humanos, por exemplo, que tem um quadro de funcionários diverso gera a atração de novos talentos, retenção de talentos internos e melhora o clima organizacional.
Mas sem eles, as mulheres continuam sofrendo preconceito, comentários machistas e questionamentos das habilidades, e esses são só alguns dos desafios que muitas mulheres precisam vencer diariamente para exercerem sua profissão.
Com isso, os benefícios da liderança feminina acabam sendo ignorados, pois com elas, o impacto se dá na melhoria da capacidade dos funcionários em compreender as necessidades do próximo, colegas de trabalho e clientes, e com isso oferecem soluções mais assertivas. Além de que diferentes visões de mundo aumentam o repertório para novas ideias e liberação da criatividade.
Algumas características que já é da essência feminina, como criatividade, multifuncionalidade, sensibilidade, busca por resultado, busca para atingir metas, traçar objetivos, cumprir os planos com espirito cuidador, acolhimento e capacidade de se adaptar, fazem toda a diferença dentro das organizações. E podemos listar muito mais como:
Cooperação
Como mulheres são acostumadas a lidar com várias demandas ao mesmo tempo, em posição de liderança elas tendem a dividir as tarefas, pedindo auxílio a equipe, promovendo a cooperação, delegando funções como líderes. E os colaboradores passam também a compartilhar problemas e soluções, buscando resoluções a partir da colaboração.
Flexibilização
Acostumadas a equilibrar vida pessoal e profissional desde cedo, as líderes compreendem a necessidade de flexibilização para resolver as questões do dia a dia, por isso conseguem enxergar respostas alternativas, modificar, contornar ou romper padrões e processos rígidos. A liderança feminina busca impulsionar o resultado através da excelência.
Empatia
As mulheres tem mais facilidade e sensibilidade para se colocar no lugar do outro e tem a capacidade de perceber as dores e necessidades alheias, pensando em como pode ajudá-los.
LEIA MAIS: Sororidade no trabalho: saiba a importância de apoiar outras mulheres
Bom relacionamento interpessoal
As mulheres gestoras praticam a escuta ativa, comunicação não violenta e flexibilidade, assim conquistam a confiança do time e constroem relacionamentos de qualidade. E um relacionamento interpessoal positivo contribui para um bom ambiente na empresa e aumento da produtividade.
Clima organizacional leve
As aberturas para feedback e ajuda mútua entre os funcionários proporcionam ambientes acolhedores, com clima agradável e que auxiliam na retenção de talentos. Isso ocorre porque, em geral, as mulheres adotam tipos de liderança menos autoritários, deixando de lado a agressividade para priorizar a harmonia e a produtividade no ambiente de trabalho.
Apesar de tantas vantagens para os negócios, pessoas e a sociedade, a liderança feminina ainda é alvo de críticas mas seguimos em busca de nossos direitos.