Muitos profissionais deixam de ter uma carreira brilhante pelo medo de errar. Afinal, esse medo pode simplesmente paralisar sua carreira.
O perfeccionismo é um problema que assola muitos profissionais, que acabam criando um medo inconsciente de falhar. Esse medo, de acordo com a fisiologista Debora Garcia, está relacionado à sobrevivência humana.
Segundo a especialista, quando nos deparamos com esse sentimento, nosso organismo produz involuntariamente estímulos estressantes que aumentam nosso batimento cardíaco.
Como consequência, nossos músculos se contraem e nos tornamos uma pessoa muito mais alerta em uma clara reação de luta ou de fuga.
Medo pode paralisar sua carreira
Quando passamos a ter medo tanto da sensação quanto da consequência, acontece um bloqueio em nossa criatividade, e limitamos o nosso avanço na carreira.
É fundamental entender que a falha pode existir. Se nos cobrarmos absurdamente para não falhar, estaremos sempre em estado de alerta.
Debora Garcia salienta que quando não aceitamos em hipótese alguma falhar, tiramos a possibilidade de aprendizado e crescimento.
Ou seja, nós não conseguimos trabalhar os nossos pontos fracos. Vale destacar que todos os profissionais possuem pontos fortes e pontos fracos, isso é normal.
- Leia também – A importância de saber dizer NÃO no trabalho
Problema não é o medo, mas sim a atitude tomada
A especialista ainda salienta que o grande problema não é o medo em si, mas a atitude que é tomada a partir dele. É aí que é necessário mudar.
Afinal, quando o erro é usado de maneira estratégica, é possível fazer o direcionamento para áreas onde podemos trabalhar nossas vulnerabilidades, nos aperfeiçoando e ganhando novas habilidades.
É preciso entender que o medo impede mudanças que podem representar uma grande possibilidade de crescimento em outras áreas.
Se você encarar o medo de maneira errada, acabará se acomodando. E mesmo quando o trabalho não trouxer retorno financeiro, você terá o sentimento de realização.
Você pode acabar perdendo uma grande oportunidade de ter uma carreira promissora pelo fato de não ter coragem de arriscar. E isso é muito ruim.
Como perder o medo de errar?
Conforme dissemos, o medo de errar é uma forma que seu subconsciente encontrou de te proteger de situações de risco. Ele pode ser bom em alguns casos, mas prejudicial na sua carreira.
Para perder esse receio, a especialista aponta que é preciso construir um trabalho constante de análise de erros e acertos com foco no crescimento profissional.
Digamos que você precisará aprender a lidar com a impermanência de algumas coisas como críticas e responsabilidade. Assim você vai ganhando mais repertório para construir uma carreira mais concisa.
Quando errar, você não precisa se culpar. Todo mundo erra. Tente apenas avaliar o que te fez errar, e o que você pode fazer para não errar novamente.
Assuma sempre o seu erro. O fato de não assumir o erro pode ser ainda pior para você conseguir identificar os pontos fracos que precisam ser mudados.
Aprenda com seus próprios erros para não paralisar sua carreira
Por fim, é preciso sempre reconhecer e aprender com nossos próprios erros para não paralisar a nossa carreira. Você pode em algum momento pedir demissão de um emprego e ir para outro que você achava ser melhor e na verdade era pior.
É normal que isso aconteça. Entretanto, é preciso reconhecer o erro e não persistir nele, e se preciso for, mudar novamente ou voltar atrás.
Quando estamos sempre atentos diante dos nossos erros, os acertos costumam vir com mais frequência e consequentemente teremos mais sucesso.
Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.