Você tem curiosidade para saber como vivem os bilionários? Quais são os seus hábitos? Por que conseguem ser mais produtivos? E qual o segredo do sucesso de suas carreiras?
O Clube das 5 da manhã, esse é um dos segredos para produzir mais e melhor de Jeff Bezos da Amazon, Tim Cook da Apple, Jack Dorsey do Twitter, Richard Branson da Virgin, Robert Iger da Disney, Howard Schultz do Starbucks, entre outros.
O Clube das 5 da manhã, do inglês 5 AM Club, é um método de desenvolvimento pessoal e profissional que propõe uma rotina matinal revolucionária. O método está conquistando cada vez mais adeptos, incluindo alguns dos maiores bilionários do mundo.
O conceito foi criado pelo coach Robin Sharma, considerado um dos coachs mais influentes do mundo especialista em liderança e alta performance.
No seu livro “O Clube das 5 da manhã”, ele compartilha a rotina de seus clientes mais bem-sucedidos, bilionários, celebridades e CEOs.
Para ingressar no mesmo clube que eles, basta acordar as 5 da manhã e começar o dia com exercícios, meditação e aprendizado. Isso pode aumentar sua produtividade, ativar hábitos saudáveis e criar vantagem competitiva em relação aos outros.
Mas, é importante ressaltar que não é só acordar antes de todo mundo e desperdiçar essas horas com atividades banais.
O criador do conceito, Robin Sharma recomenda a fórmula 20/20/20:
• 20 minutos de exercícios físicos: os primeiros minutos são dedicados a exercícios físicos para elevar a dopamina e acelerar os batimentos cardíacos, deixando o corpo alerta e preparado para produzir;
• 20 minutos de meditação e planejamento: os próximos minutos devem ser reservados para a reflexão, planejamento e contemplação, com o objetivo de limpar a mente e aproveitar o silêncio para organizar as metas;
• 20 minutos de crescimento: os minutos finais são dedicados a aprender algo novo, no chamado “momento de crescimento”, usado para ler livros, ouvir podcasts, assistir a vídeos ou qualquer outra forma de aprendizagem e desenvolvimento.
O ideal da prática é não usar nenhum dispositivo eletrônico, como celulares e laptops, inclusive nem usar o despertador do celular, para não acabar se distraindo, o recomendado é comprar um despertador tradicional.
Outro ponto importante da prática é que você não pode dormir pouco, se vai acordar às 5 da manhã, você continua precisando dormir no mínimo 7 horas de sono por noite. Por isso, se programe e adapte sua rotina para deitar entre 22h30 ou 23h.
Pois a prática pode trazer o efeito contrário se não dormir bem, deixar você cansado, com a imunidade baixa e com as funções cognitivas comprometidas.
Se feita corretamente, a prática proporciona alguns benefícios como:
• Mais produtividade e menor risco de procrastinar
• Mais disposição física e mental
• Mais proatividade, persistência e consciência
• Menor risco de depressão e ansiedade
• Mais saúde, energia e vitalidade
• Mais foco e menos distrações
E para entrar para o clube das 5 da manhã é necessário alguns ajustes:
- Considere seus hábitos de sono e produtividade: se você não for uma pessoa matutina, e se seu rendimento é baixo pela manhã, dificilmente você consegue se adaptar a essa rotina. Nada que o impeça de tentar, mas é que muitas vezes não adianta lutar contra o relógio biológico.
- Mude a rotina aos poucos: programe seu despertador para acordar um pouco mais cedo a cada dia e não diretamente às 5 da manhã. Também será necessário ajustar e reorganizar sua rotina, horários de alimentação, de trabalho, descanso e estudos.
- Adeque ao seu melhor horário: As rotinas e realidades são diferentes, por isso não precisa necessariamente acordar às 5 da manhã para fazer a sua manhã produtiva. Se às 6 ou 7 for melhor para você, o método também será válido.
- Procure incentivo e inspiração: Compartilhe experiências com outros adeptos do Clube das 5 da manhã, acompanhe conteúdos motivacionais, procure canais, blogs e grupos no Whatsapp sobre o assunto.
O segredo para acordar cedo é ter motivos claros para isso, por isso é bom lembrar os benefícios que vai te trazer em cada detalhe, como tomar café com calma, fazer uma meditação, ler um livro que não estava encontrando tempo. Motivos que não o faça querer desligar o despertador e voltar a dormir.
A prática não é muito convidativa, mas é importante lembra que estudos sobre ela mostraram que quem acorda cedo consegue potencializar seu desempenho ao longo dia, o que gera mais satisfação na hora de dormir, mais motivação para fazer o mesmo no dia seguinte e mais felicidade de modo geral.