Segundo alguns especialistas em carreira, a produtividade no trabalho é a chave para o sucesso. Atividades que possuem pouca relevância, além de trazerem muito estresse e impactarem nos resultados, podem diminuir o nosso desempenho ao longo do dia.
Pessoas bem-sucedidas sabem que existem algumas coisas que não precisam fazer parte da sua rotina diária, como projetos com menor relevância e atividades desnecessárias que diminuam a nossa energia. Algumas atitudes, como parar de olhar as redes sociais frequentemente, resistir à vontade de limpar a caixa de entrada de e-mail e trabalhar em muitas tarefas ao mesmo tempo, podem ajudar a otimizar o nosso dia e alcançar aquela promoção no trabalho.
Confira algumas dicas para aumentar a produtividade durante a jornada de trabalho:
Pare de olhar os feeds das redes sociais
Muitas pessoas acabam procrastinando por entrar em suas redes sociais durante expediente, estejam elas em busca de uma pausa mental, caminhando pelo corredor ou até aguardando o início de uma reunião.
As redes sociais podem ser uma ótima ferramenta para o avanço na carreira, desde que sejam usadas de forma estratégica e com propósito. Portanto, utilizar as redes sociais frequentemente, de forma desnecessária, é um hábito que não agrega valor.
Deixe de tentar manter a sua caixa de e-mails vazia o dia todo
Enquanto você pensa que está sendo produtivo respondendo os e-mails assim que eles chegam em sua caixa de entrada, pode estar priorizando uma tarefa que não têm relevância no momento. Dedique um tempo no seu dia para limpar a sua caixa de entrada, em vez de tentar mantê-la limpa todo o tempo.
Aprenda a dizer NÃO
Em alguns casos dizer NÃO pode não ser fácil, porém quem possui dificuldade em negar determinada solicitação ou atividade acaba sofrendo com a falta de tempo para si mesmo, deixando de fazer o que realmente importa.
Haverão momentos em que você deverá negociar o tempo de forma sábia. Quem diz SIM para tudo acaba não tendo tempo para produzir o que é realmente importante no trabalho e na vida.
Priorize as atividades
Desempenhar muitas tarefas ao mesmo tempo prejudica a produtividade no trabalho. Nosso cérebro não consegue dar atenção total a duas tarefas simultâneas.
Priorize as atividades que demandem mais atenção e urgência, assim você melhorará o seu desempenho e não se estressará com o acúmulo de trabalho.
Seja proativo e não espere pelos outros
Muitos projetos não dependem apenas de nós. É frustrante quando não conseguimos trabalhar porque um colega não faz a sua parte. Certifique-se de que toda a equipe esteja envolvida e engajada, mas lembre-se de que haverão momentos em que você deverá tomar a frente, direcionar o time e oferecer ajuda.