sexta-feira, agosto 22, 2025

5 dicas para ser uma pessoa mais resiliente

Praticar essas dicas lhe tornará uma pessoa mais resiliente, mais saudável mentalmente e espiritualmente e com seus objetivos bem definidos.

Resiliência é uma palavra que entrou para o nosso vocabulário com mais frequência recentemente. A palavra e o ato de ser uma pessoa mais resiliente existem faz tempo, mas se tornou mais comum agora. E é uma das características mais pedidas por grandes empresas na hora de contratação, por exemplo.

E o que significa ser uma pessoa mais resiliente? Sua origem no latim significa “voltar ao seu estado original”. É a capacidade de adaptação, flexibilidade e habilidade de manter-se estruturado diante das situações estressantes. É a habilidade de resolver problemas, aprender com eles e retomar seu estado normal com equilíbrio, mesmo depois de situações críticas.

Dizem que a habilidade de ser mais resiliente é uma característica que nasce com a gente, mas não se preocupe se não for seu caso, pois é também uma habilidade que pode ser desenvolvida e aperfeiçoada.

É necessário desenvolver essa habilidade, porque nos torna pessoas mais felizes e determinadas para alcançar nossas metas, mais satisfeitas e realizadas com o sucesso que alcançamos.

Por isso, listamos 5 dicas para você se tornar uma pessoa mais resiliente:

1. Enxergue os erros como oportunidades de aprendizado

Ninguém gosta de errar, mas todos nós estamos sujeitos a isso, não há muito o que fazer, quando errar a única solução é assumir e consertar. Encare os erros como oportunidades. Quando você erra você tem a chance de rever, refazer e melhorar. Os erros te tornarão mais experientes e sábio, eles são ensinamentos, porque você dá muito mais atenção a uma coisa que erra ao o que você faz bem e passa a se aprimorar e ficar bom também no que não era antes.


LEIA MAIS: 7 dicas para conduzir uma conversa difícil no trabalho


2. Seja flexível para se adaptar às novas situações, aceite as mudanças

O mundo e nós estamos em constante evolução e isso é muito bom, nem sempre nossos planos saem como gostaríamos e aí de novo entra a habilidade de ser resiliente, criativos e flexíveis para nos adaptar, reiventar e mudar os planos e as estratégias para tentar de novo.

3. Tenha um propósito de vida

Defina seus objetivos, o que deseja, onde quer chegar. “Quem não sabe para aonde vai, qualquer caminho serve”. Saiba com clareza tudo que almeja para não perder o foco. Se o caminho for desviado reconstrua, busque um novo, exerça a dica número 2, pois não temos total controle das mudanças.

4. Aprenda a ver a vida de forma otimista e positiva

Somos uma força de atração, o que desejamos para nós atraímos, os pensamentos têm poder. A forma que tratamos as pessoas, é a mesma que seremos tratados. Se fizermos tudo com alegria e entusiasmo, só acontecerá o bem para nós. Se relacione bem com as pessoas, ouça sem julgamento e dê atenção.

5. Exerça o autoconhecimento

Aprenda mais sobre você, seus pontos fortes e fracos, o que te motiva, te alegra, revitaliza e faz seus olhos brilharem. Trabalhe seus pontos fracos para melhorar e use suas potencialidades para lidar com situações difíceis. Acredite sempre na sua capacidade de superação, mesmo quando tudo vai mal cultive a autoestima e a confiança.

Ser uma pessoa resiliente é ser uma pessoa apta a lidar com as surpresas da vida, é saber se reinventar e viver bem. Praticar essas dicas lhe tornará uma pessoa mais resiliente, mais saudável mentalmente e espiritualmente, com seus objetivos bem definidos e preparada para enfrentar qualquer situação adversa e mesmo assim voltar ao seu estado normal e ao seu foco.

Últimas Notícias

Em Destaque

Escolhas do Editor

Artigos Relacionados

Secret Link