Você possui dificuldade de concentração nos estudos? Alguns treinos para melhorar a memória podem ajudar você a superar esse problema.
Vale destacar que a concentração e atenção são coisas diferentes. Pois a concentração é o esforço mental que você direciona para o que está estudando ou trabalhando.
Já a atenção é o período de tempo que você consegue se manter concentrado, tendo ela a ver com a percepção de detalhes e variações do que está sendo realizado.
Tanto o tempo de atenção quanto concentração, podem variar por diversos motivos. E muita gente acaba se frustrando pelo fato de não conseguir se concentrar nos estudos, levando ao estresse e à irritação.
Portanto, se você tem essa dificuldade, dá só uma conferida nessas 5 dicas que vão te ajudar a melhorar a memória e consequentemente a concentração nos estudos.
1. Tenha uma boa noite de sono
Uma das melhores maneiras para melhorar a sua concentração é ter uma boa noite de sono. Inclusive, dormir mal pode afetar o seu humor e desempenho nos estudos.
Sentir-se cansado pode até desacelerar o seu reflexo e prejudicar sua memória. Então procure dormir bem durante a noite.
Para isso, desligue a TV e guarde o seu smartphone antes de dormir. Procure manter a temperatura do quarto agradável, e se possível relaxe com uma música suave, ou um livro.
Além disso, procure ir para a cama e acordar sempre no mesmo horário, inclusive nos finais de semana. Fazer caminhadas leves algumas horas antes do sono, ajudam bastante também.
2. Faça exercícios para melhorar a memória
Os exercícios físicos estão diretamente ligados à melhora da concentração. Caso não tenha tempo para se exercitar, aumentar sua frequência cardíaca já será uma boa atividade.
Uma boa dica é ir caminhando até o trabalho, ou então levar os filhos a pé para a escola. Você pode também acordar 20 minutos mais cedo para fazer uma atividade física.
De forma resumida, é preciso deixar ao menos 1 hora do seu dia para se dedicar a sua saúde física. Afinal, ela também ajudará na sua concentração.
3. Procure treinar seu cérebro para melhorar a memória
Você precisa treinar seu cérebro da mesma maneira como treina os seus músculos. Inclusive, existem jogos que ajudam nessa empreitada.
Podemos citar como exemplo o Xadrez, Sudoku e até mesmo um jogo de quebra-cabeças. Se você fizer isso uns 30 minutos por dia, já terá um grande avanço.
4. Faça algumas pausas entre suas atividades
Ficar muito tempo concentrado em um determinado trabalho também gera desgaste de atenção e concentração. Por isso, as pausas são tão importantes.
Sendo assim, ao ver que a sua concentração está diminuindo, procure fazer uma pausa e refresque-se com uma água ou lanche nutritivo nesse tempo.
Você também pode aproveitar a pausa para fazer uma caminhada rápida ou então sair para tomar um sol. Você vai se surpreender ao voltar para o seu trabalho.
Isso vai te tornar uma pessoa bem mais focada, motivada e até mesmo criativa. Por isso, as pausas são muito importantes na nossa rotina.
5. Deixe um tempo para a meditação
Por fim, tente deixar um tempo para as práticas de meditação e atenção plena. Isso trará muitos benefícios para a sua vida.
A atenção plena também colabora para a memória e outras habilidades cognitivas. Lembrando que a meditação não consiste apenas em ficar sentado em silêncio com os olhos fechados.
É preciso que no começo você procure alguma técnica para seguir, depois fica mais fácil de você naturalmente começar a meditar.
Agora que você já sabe o que fazer para melhorar a sua memória, é só começar. Gostou? Então compartilhe com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais.