Se tem algo que atrapalha a nossa rotina diária no trabalho é a falta de atenção no momento presente. E é para ajudar a melhorar isso que foi criado o conceito de Mindfulness.
Só para você ter uma ideia, existem alguns estudos que apontam que nossa mente está dispersa e distraída em nossos pensamentos por aproximadamente 47% do nosso tempo.
Isso quer dizer que em praticamente metade do nosso tempo estamos pensando no passado ou no futuro, deixando de lado o presente, e consequentemente isso afeta diretamente o nosso desempenho profissional.
Inclusive, essa falta de foco pode desencadear alguns outros problemas relacionados com seu bem-estar como ansiedade e estresse, prejudicando assim a sua qualidade de vida.
E como o Mindfulness pode mudar esse quadro?
Mindfulness traduzido ao português significa atenção plena. Essa é, portanto, a prática de estar no momento presente da forma mais consciente possível.
Sendo assim, essa técnica consiste em focar a sua atenção em cada situação, respiração ou movimento. Ou seja, você vai deixar de lado as distrações, pensamentos externos e sentimentos anteriores para focar no presente.
Conforme você deve ter percebido, esse é um exercício intencional, sendo necessário uma grande dedicação e autorregulação para alcançar os resultados desejados.
Quais os benefícios que ele traz para o dia-a-dia?
O principal benefício que o Mindfulness traz para o seu dia-a-dia é que você passa a desenvolver a sua inteligência emocional e empatia de forma mais plena.
Com isso você vai aprofundar o seu autoconhecimento, aumentando assim a sua capacidade de concentração e controlando melhor o estresse e a ansiedade.
Além disso, você vai reduzir os riscos de insônia, melhorar os seus relacionamentos pessoais, reduzir o envelhecimento do cérebro e aumentar a sua capacidade de memória.
Isso sem falar na diminuição do impacto dos pensamentos negativos e do incentivo a sua criatividade. Em resumo, a técnica ajuda a melhorar tanto a sua vida profissional quanto pessoal.
Um dos precursores do Mindfulness é o médico e professor americano Jon Kabat-Zinn que é fundador da Stress Reduction Clinic em Massachusetts. Ele foi um dos primeiros estudiosos a se debruçar sobre o tema.
Como praticar o Mindfulness?
Por se tratar de uma técnica, qualquer pessoa pode praticar o Mindfulness no seu dia-a-dia, bastando apenas realizar alguns exercícios.
O primeiro deles é prestar bastante atenção a sua respiração. A ideia é conseguir perceber como o ar entra e sai ao realizar a respiração. Esse exercício pode ser feito tanto na hora que você acorda quanto ao longo do seu dia.
Além dele, você também precisa treinar a sua capacidade de ouvir. Afinal, a técnica Mindfulness consiste no hábito de ouvir, absorver e pensar antes de emitir sua opinião sobre um assunto.
Ou seja, quando alguém está falando, espera para concordar ou discordar. Absorva, reflita, para só então emitir a sua opinião sobre determinado assunto.
Fora isso, um outro exercício é observar a sua maneira de comer. Ou seja, procure mastigar lentamente, evitando comer muito rápido. Ah, e busque também ver se você anda muito depressa no seu dia-a-dia e tire o pé do acelerador.
Por fim, procure fazer breves pausas na sua rotina, afinal isso ajuda você a absorver conhecimentos e viver mais o momento presente.
E como praticar o Mindfulness no trabalho?
No trabalho procure deixar a sua vida pessoal do lado de fora da empresa, evitando entrar em rede social, grupos de Whatsapp e se concentrando totalmente naquilo que está fazendo.
Planeje bem a sua agenda e tarefas, e ao iniciar cada atividade sempre respire fundo para conseguir manter a concentração e a tranquilidade.
Durante as reuniões, estabeleça prioridades, responsabilidades e tópicos que precisam ser resolvidos. Isso deixará elas mais produtivas.
E por fim, a cada duas horas ou quando terminar uma atividade faça pequenas pausas de 3 a 5 minutos para recarregar as suas energias. Certamente o seu dia vai ser mais tranquilo e produtivo.
Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.