Aprender um novo idioma hoje em dia tornou-se uma verdadeira necessidade. Afinal, muitas empresas já estão adotando isso como pré-requisito para os processos seletivos.
No entanto, algumas pessoas simplesmente alegam não conseguir aprender um novo idioma, por mais que se esforcem. A verdade é que elas acabam sendo vítimas de alguns hábitos que prejudicam o aprendizado.
Sendo assim, é preciso identificar esses hábitos para conseguir aprender um novo idioma, e por isso fizemos esse artigo para ajudar nessa empreitada. Dá só uma conferida nesses 5 hábitos extremamente prejudiciais para o seu aprendizado.
1. Tentar traduzir as palavras ao pé da letra
Um dos principais erros para quem quer aprender um novo idioma é buscar a tradução ao pé da letra de algumas palavras.
É preciso entender que tanto o português quanto qualquer outro idioma, possuem suas próprias particularidades, e querer relacionar tudo ao pé da letra vai só acabar te atrasando no aprendizado de uma nova língua.
O ideal é que você consiga assimilar as palavras com imagens. Por exemplo: Man em inglês significa homem. Então, ao escrever a palavra man, você precisa pensar na imagem de um homem, e não na palavra em português.
2. Não encontrar prazer em aprender um novo idioma
Quando você decide aprender um novo idioma tem que encontrar prazer nisso. Ou seja, não pode ser algo que você acha completamente chato. Tem que ser divertido.
Você precisa entender a importância que isso terá para sua vida, trazendo bons frutos para o seu desenvolvimento profissional e pessoal. Então em nenhum momento encare esse aprendizado como uma obrigação.
Encontre prazer nele. Procure se divertir no momento de aprender e isso vai ajudar bastante você a assimilar um novo idioma. Pode acreditar!
3. Ter pressa prejudica quem quer aprender um novo idioma
Um erro muito comum de quem deseja aprender um novo idioma é achar que vai conseguir aprender tudo de uma única vez. Inclusive, muitos cursos se utilizam desse marketing para atrair pessoas apressadas.
Entenda que nosso cérebro demora um tempo para processar um novo aprendizado, e por isso não há como você ter fluência em uma nova língua muito rapidamente. Portanto, é preciso esclarecer que vai um tempo para você aprender um novo idioma.
Saber respeitar esse tempo é fundamental. Portanto, não queira aprender tudo de uma única vez. Aprenda a andar devagar e ir absorvendo o seu aprendizado. Com certeza você vai muito mais longe dessa maneira.
4. Não praticar o idioma fora do horário do curso
Aprender um idioma é como andar de bicicleta. Você precisa entender que não vai conseguir se não praticar. Imagine que você frequenta uma aula sobre como andar de bicicleta.
Se você não colocar o aprendizado em prática no dia-a-dia não vai conseguir aprender efetivamente a andar de bicicleta. Por isso, tenha em mente que é fundamental praticar o idioma nos seus momentos livres.
Dessa forma, procure ler livros, assista filmes na língua que você está aprendendo, converse com outras pessoas, seja falando ou escrevendo pela internet. Enfim, pratique. Quanto mais você praticar, mais vai aprender.
5. Desistir rapidamente do aprendizado
Por fim, um erro muito comum que várias pessoas cometem é desistir facilmente do aprendizado. A persistência é uma das armas mais poderosas que nós temos para aprender algo novo.
Sendo assim, por mais difícil que possa parecer, procure não desistir facilmente no começo. Pratique bastante e entenda que nada é fácil. Se souber dar tempo ao tempo e ter persistência, os resultados vão acontecer.
Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.