Depois dos bons resultados do home office durante a pandemia, TIM decide adotar o modelo como permanente. A melhora na produtividade das equipes e a satisfação dos clientes contribuíram para a decisão.
Desde março quando foi decretado o isolamento social, a operadora de telefonia adotou o regime de trabalho remoto. Agora, a empresa decidiu manter esse modelo na área de atendimento ao cliente. A decisão foi tomada após avaliar as melhorias em alguns cenários, como foco na qualidade de vida, na garantia da saúde dos colaboradores e na melhor experiência para o consumidor.
Desde o início dos trabalhos em casa a nota de pesquisa de satisfação por exemplo, aumentou 37%, a produtividade 8% e o índice de rotatividade de funcionários do call center tiveram queda superior a um terço.
Cerca de 2 mil pessoas que trabalhavam presencialmente no bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro e em Santo André, São Paulo serão contempladas com o trabalho remoto.
O novo modelo
Com o novo modelo a empresa também firmou um novo acordo coletivo com os colaboradores. Com regras para o teletrabalho que inclui, direito de desconexão, intervalos de descanso e refeição. Também terão o compromisso de realizar eventos periódicos para manter a interação entre os colaboradores.
A TIM forneceu todos os equipamentos e mobiliário, como desktop, monitor, teclado, mouse, sistema de biometria, mesa, conjunto de fone e microfone, conexão à internet e um custo mensal de R$ 80 para que os operadores desempenhem suas funções.
Além disso o acréscimo de 100% sobre o valor da hora regular trabalhada nos dia 4 de julho de 2021 e 2022 em homenagem ao operador de call center e folgas remuneradas no dia 24 e 31 de dezembro para a maioria do colaboradores.
“O home office vai muito além da transformação das nossas casas em escritórios. Trata-se de um novo conceito de gestão de tempo, respeito e comunicação, em um ambiente fluido, onde a confiança, a autonomia e a responsabilidade se destacam ainda mais. O equilíbrio entre vida pessoal e profissional também ganha relevância, com o fim das horas perdidas em engarrafamentos, maior proximidade com a família e possibilidade de inserir outras atividades na rotina”, disse a vice-presidente de Recursos Humanos da TIM, Maria Antonietta Russo em matéria ao portal G1.