Mudar nem sempre é fácil. Exige uma certa dose de ousadia e bastante conhecimento de mercado. E quando o assunto é mudanças, não podemos deixar de falar de Fernanda Hermanson.
Ela saiu do Brasil em 2015 com o objetivo de conhecer novas culturas e começar um mestrado em empreendedorismo. No entanto, o que ela não esperava era o futuro que a aguardava na Irlanda.
A Kpacit entrevistou essa incrível empreendedora, CEO da Unleashe hub digital e descobriu muita coisa legal. Quer conferir a entrevista na íntegra? Então se liga aí!
O que te motivou a sair do Brasil?
Eu e meu esposo resolvemos mudar para a Irlanda em 2015. A motivação foi a vontade de conhecer novas culturas, praticar meu inglês e buscar novas oportunidades.
Por que você escolheu a Irlanda como destino?
Por conta da formação do meu marido em Engenharia de Software, que é uma área de bastante demanda na Irlanda, além da possibilidade de eu começar um Mestrado em Empreendedorismo na Trinity College Dublin e ter contato com o mercado empresarial irlandês. Esses foram os fatores decisivos.
Quais foram os maiores desafios quando você chegou na Irlanda?
Me conectar com pessoas foi difícil no começo. São novos laços que você precisa construir, começar amizades, aprender uma nova cultura. Recomeçar, com certeza, foi a parte mais difícil.
Você acredita que no Brasil, teria essa mesma oportunidade para empreender?
Sempre há oportunidades para empreender, não importa o país. O importante é identificar um problema/necessidade no mercado que você possa resolver. Sendo assim, acredito que se estivesse no Brasil estaria empreendendo também, mas provavelmente oferecendo uma outra solução.
Por que você escolheu esse nicho para empreender?
Escolhi esse nicho, observando e vivenciando os desafios e obstáculos do empreendedor no exterior.
Além disso, vi que a falta de conhecimento do mercado e legislação local, rede de relacionamento restrita e barreiras culturais e do idioma eram outros problemas enfrentados.
Percebi também o quanto o potencial dos empreendedores imigrantes ficava limitado. Tais barreiras foram o combustível para impulsionar o lançamento da Unleashe – um hub digital que conecta empreendedores brasileiros na Europa e facilita a troca de informações sobre os desafios de se empreender no exterior.
A missão da Unleashe é inspirar, educar e interligar empreendedores para que atinjam o seu potencial máximo e tenham sucesso, eliminando barreiras como a língua e as diferenças culturais.
A Unleashe oferece uma variedade de serviços: desde consultorias para empresas já estabelecidas no mercado, bem como mentorias individuais ou em grupo, bootcamps (que são treinamentos de curta duração), e também em breve lançaremos o Hub Digital, que é parecido com o sistema de co-working (locais de trabalho físico compartilhados).
O local contará com salas de reuniões, salas por empresa, espaços de descontração, salas de mentoria, etc.
Isso possibilitará que brasileiros que empreendem no exterior em diversos países, possam se conectar, compartilhar experiências, participar de treinamentos, discutir ideias e muito mais. Esse ambiente ajudará o empreendedor a se cercar de uma cultura de aprendizado e desenvolvimento multidisciplinar, o que é ótimo para os seus negócios.
Qual dica você daria para quem está querendo sair do Brasil?
Prepare-se bem e planeje seus passos. Procure por um país que esteja alinhado com seus projetos e objetivos futuros. Venha preparado para enfrentar possíveis barreiras culturais e linguísticas. Assim, você se sentirá mais forte e resiliente para superar as adversidades.
O que você diria para alguém que está pensando em começar a empreender?
Faça as coisas de forma planejada. Estude o mercado que quer atuar bem como seu público alvo. Estude, pesquise, leia sobre o assunto. A informação nunca é demais, mas não se esqueça de sair da teoria. Comece pequeno com o que tem disponível no momento. Não espere estar 100% pronto para começar. Tome ação e aja.
Vale a pena ser empreendedor na Irlanda?
A Irlanda tem muitas oportunidades para quem quer empreender. O processo de abertura de empresas é simples, o país tem baixa carga tributária para o empreendedor, encontramos mão de obra qualificada e diversa, e muitos incentivos do governo. Fora que o povo irlandês tem uma cultura muito forte de apoiar o comércio local, fazendo da Irlanda um ótimo lugar para se empreender.
Se você pudesse voltar no tempo, o que você mudaria na sua trajetória?
Não mudaria nada, todas as minhas experiências me fizeram chegar até aqui e me prepararam para fazer o que faço hoje.
Deixe o seu recado para quem está querendo recomeçar a vida no exterior mas está com medo de mudanças
A ideia de mudança pode parecer assustadora no começo. Mas somente quando nos arriscamos é que descobrimos oportunidades que jamais imaginaríamos se tivéssemos ficado estagnados no mesmo lugar. Se a gente não muda, a gente não cresce.