Você tem o sonho de fazer intercâmbio, mas ainda não decidiu para onde ir? Fique calmo! Trazemos aqui algumas dicas e recomendações valiosas que irão lhe ajudar a escolher o melhor destino de intercâmbio. Confira!
Objetivo
Primeiro de tudo você deve definir seu objetivo. Defina se você quer estudar um novo idioma, estudar e trabalhar, fazer intercâmbio com trabalho voluntário ou outras opções. Este já será o primeiro passo para definir o seu rumo no exterior. Reforçamos isso, pois se seu objetivo é trabalhar e estudar, a quantidade países que permitem isso é menor, por exemplo. Assim você irá riscando da sua lista os destinos que não te oferecem o que você quer.
Duração e até onde você está disposto a ir
Quanto você pretende ficar no exterior? Será 3 meses, 6 ou 1 ano? Isso também te ajudará a buscar programas de estudos que te ofereçam o que você procura. Você topa ir para qualquer país ou tem preferência de continentes? Quão longe de casa você está disposto a ir? Se seu sonho é estudar na Irlanda, não adianta procurar cursos na América do Sul.
LEIA MAIS: Preciso saber inglês para fazer intercâmbio?
Idioma
Qual idioma que você quer aprender no intercâmbio? Inglês, espanhol, francês ou quem sabe japonês? Com exceção do inglês, que é falado em vários lugares pelo mundo, outros idiomas são falados apenas em alguns países. Isso já te ajuda a riscar muitos destinos da sua listinha!
Clima
Você ama o frio ou prefere calor? Isso pode ser um fator determinante no seu intercâmbio. Claro que é possível se acostumar com diferentes temperaturas, mas se você tem certeza que não quer estar em um lugar com inverno rigoroso, por exemplo, é bom pensar bem para onde você irá.
Orçamento
Quanto você poderá pagar para estudar no exterior? Cada país tem um preço de cursos, alguns mais baratos e outros mais caros. Isso pode ser determinante na hora de escolher seu intercâmbio. Quem sabe você quer ir para o Canadá, mas com metade do valor você paga um intercâmbio na Irlanda, por exemplo. Talvez vale a pena reconsiderar!
Estilo de Vida
Que tipo de pessoa você é e qual seu estilo de vida? Curte praia, surfe e barzinho ou prefere parques, museus e pubs? Saiba que você precisará se adaptar no dia a dia do novo país, e não ao contrário.
E aí, ficou mais fácil de escolher o melhor destino de intercâmbio?