O Marketing digital está crescendo a passos largos não só no Brasil como no mundo. Inclusive, após a pandemia essa é uma tendência do marketing que se intensificou ainda mais.
De modo geral, ele consiste na promoção de produtos ou marcas por meio das mídias digitais. É uma forma das empresas se comunicarem de maneira direta e personalizada com os seus clientes.
Para isso inúmeros canais digitais podem ser usados, como blogs, sites, motores de busca, redes sociais, e-mail e até mesmo aplicativos de mensagem como o WhatsApp.
Entendendo o princípio do Marketing Digital
Toda empresa possui um determinado público-alvo. Ou seja, um grupo de pessoas que são os clientes ideais para consumir o produto ou serviço que está sendo oferecido.
No marketing digital é muito difundido o conceito de personas que são perfis semi fictícios, baseados nos consumidores reais e que representam um comprador ideal.
Uma vez que a empresa consiga desenhar o seu persona, ela passa a entender que eles são os Leads. Ou seja, potenciais clientes que precisam ser conquistados.
Dessa forma, por meio das mídias sociais a empresa busca levar conteúdos para esses leads de maneira a trazê-los para dentro do negócio.
Entendendo o funil de vendas
Depois que você entendeu o que é um persona e que ele é um potencial cliente do seu negócio, é preciso entender o conceito de funil de vendas, também conhecido como Jornada do Consumidor.
De maneira resumida, o funil de vendas são etapas pelas quais uma pessoa passa durante o seu processo de compra. Basicamente são três etapas: topo do funil, meio do funil e fundo do funil.
No topo do funil o cliente está compreendendo que tem uma necessidade, mas não sabe ainda que ela existe e cabe a empresa despertar nele a percepção dessa necessidade que possui.
Então, ele é levado para o meio do funil, onde passa a considerar a possibilidade de fazer a compra daquele produto ou serviço que passou a considerar como uma necessidade. Nessa etapa a empresa precisa fazer ele realmente decidir pelo consumo.
Por fim, no fundo do funil o cliente decidiu que vai consumir, mas ainda não sabe de qual empresa. É aí que a empresa entra com o marketing mais direto para fazer o cliente consumir dela, e não dos seus concorrentes.
Vantagens do Marketing Digital
O Marketing Digital oferece inúmeras vantagens para as empresas, principalmente porque hoje em dia quase todo mundo tem acesso a internet.
Uma das principais vantagens é o custo. Afinal, fica bem mais barato conseguir chegar em um cliente por meio de um canal digital do que anunciando nos canais tradicionais como televisão, rádio e jornal.
Além disso, é mais fácil obter e analisar dados, sendo que aqui a empresa pode mensurar algumas métricas como Retorno Sobre Investimento (ROI) e Custo de Aquisição de Clientes (CAC).
Quais são as estratégias usadas no Marketing Digital
Vimos até aqui, que a empresa possui um persona na condição de um lead que vai percorrer a jornada do consumidor até de fato virar um cliente da empresa.
Para conseguir fazer esse lead virar um cliente, a empresa precisa traçar algumas estratégias que poderão ser mensuradas através das métricas que falamos acima.
As estratégias precisam ser definidas baseando-se na persona e na jornada do consumidor. Resumidamente, existem duas formas de abordar o cliente:
- Inbound Marketing;
- Outbound Marketing.
Inbound Marketing é o chamado Marketing de Atração. O seu objetivo não é oferecer diretamente o produto para o cliente mas sim encontrar pessoas que tenham a necessidade de consumir, mas ainda não sabem disso.
Já o Outbound Marketing é aquele marketing mais direto, no qual a empresa vai apresentar sua marca, seus produtos e mostrar eles ao cliente de modo a convencê-lo a consumir.
Dessa forma, o Inbound Marketing deve ser usado no topo e meio do funil de vendas, ao passo que o Outbound marketing deverá ser usado no fundo do funil de vendas.
Como aplicar essas estratégias na prática do mundo digital?
Na prática do mundo digital, podemos dizer que uma empresa pode usar o Inbound Marketing em blogs, redes sociais e até WhatsApp, fornecendo conteúdos de qualidade para seus clientes.
Já o Outbound Marketing, pode também ser usado nas redes sociais e mensageiros. Assim como em banners de propaganda que aparecem em outros blogs por meio do Google ADS.
O importante é procurar conhecer bem o cliente e estudar a fundo o marketing digital. Assim fica mais fácil definir uma estratégia de sucesso.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o marketing digital e como usá-lo na sua estratégia é só começar correr atrás dos seus clientes.
Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.