Nada melhor que desenvolver uma consciência solidária e responsável durante um intercâmbio, não é mesmo? Então, uma forma interessante de praticar a solidariedade seria conciliá-la com uma experiência profissional desapegada e honesta e se você está pensando em fazer seu intercâmbio na Irlanda, precisa saber das oportunidades de ser voluntário no país.
A Ireland Volunteer (Agência Nacional de Desenvolvimento Voluntário) é um dos grupos mais engajados e com causas espalhadas por mais de 29 centros de voluntários no país. Qualquer pessoa consegue ver no mapa Irlandês a localização de cada um desses centros e é importante saber que as causas são as mais diversas e inclusivas possíveis.
Elas abrangem Crianças e Jovens, Arte e Cultura, Animais, Aconselhamento, Hospitais, Sáude e Saúde Mental, Educação e Literatura, Direitos das mulheres, Direitos e leis, Moradores de Rua, Direitos Humanos e civis, LGBTQIA+, Meio ambiente e conservação, além de muitos outros.
De todos os processos seletivos, os que são mais procurados pelos voluntários durante seu intercâmbio na Irlanda são: escritórios e o setor administrativo, artes (música, artesanato, dramaturgia, teatro), ensino e literatura, acompanhamento, reforço e apoio à aprendizagem, aconselhamento, coaching, esportes, ativismo e segurança.
De acordo com o próprio site: “mais de 14.900 voluntários estão envolvidos com o Ireland Volunteer e os Centros de Voluntariado locais em 2016 registraram incríveis 490 mil horas de trabalho voluntario”, a organização comemora e mantém registrado as informações e os feitos de todos os participantes.
Para se tornar um voluntário é só participar do processo seletivo no site (www.volunteer.ie), responder a uma série de perguntas bem tranquilas, para poder fazer a triagem de onde e de que forma você poderia ser muito melhor aproveitado.