Estamos vendo um intenso movimento das grandes empresas no que diz respeito ao aumento da diversidade nos cargos de alto escalão. E então vem a pergunta: investir em diversidade é marketing ou responsabilidade social?
Podemos dizer que é um pouco dos dois, e até mesmo ir um pouco além e afirmar que as próprias empresas saem ganhando com isso tudo. Em português claro: elas conseguem aumentar o lucro por meio da diversidade.
Esse movimento que estamos notando se intensificou após a morte de George Floyd nos Estados Unidos. Desde então começou uma pressão um pouco maior para uma mudança nas estruturas sociais.
Investir em diversidade se tornou uma necessidade
Para entender como essa pressão tem força, vamos pensar somente no Brasil. Para se ter uma ideia, 54% da população do nosso país se declara negra ou parda. Ou seja, é uma grande massa consumidora.
Esses consumidores têm o poder de elevar ou até mesmo acabar com uma marca. E as grandes empresas passaram a entender isso. Se eles estão exigindo mais diversidade e a empresa não faz isso, há uma grande chance de queda no faturamento.
Note que quem manda é o consumidor, e eles passaram a entender isso. Logo, as empresas passaram a ter que adotar medidas para aumentar o número de profissionais negros nos cargos de alto escalão.
Com isso, elas se mostram mais responsáveis socialmente e ao mesmo tempo conquistam um grande número de consumidores, aumentando as vendas e consequentemente o lucro do negócio.
A diversidade só é alcançada através de ações afirmativas
No entanto, é preciso esclarecer que promover a diversidade nos cargos de liderança não é uma tarefa fácil para os empresários. Isso exige a criação de ações afirmativas, assim como um investimento maior em treinamento.
Afinal, no Brasil a desigualdade social e racial andam de mãos dadas. Basta analisar um pouco a história para entender porque grande parte dos subúrbios brasileiros possuem uma população negra e parda muito superior que a branca.
Logo, eles estão socialmente mais desfavorecidos. O que nos compete dizer que não têm a mesma oportunidade de fazer um curso de inglês e de se qualificar.
Portanto, não há como uma empresa promover a diversidade nos cargos de liderança sem abrir mão de algumas exigências para o cargo, como a necessidade de inglês fluente, por exemplo.
Investir em diversidade precisa estar muito além do marketing
As empresas precisam entender que o marketing na promoção da diversidade é bom. Mas promover a diversidade precisa estar muito acima do marketing. Caso contrário, todo o esforço poderá ir por água abaixo.
Só para ilustrar, no momento que o profissional negro e pardo chega por meio de ações afirmativas em um cargo de gerência ele traz experiências e uma visão de vida diferente. Ainda mais se tiver vindo da periferia, por exemplo.
A empresa precisa criar uma condição para que os conflitos de pensamento e de opiniões sejam saudáveis, e que a discriminação não exista em hipótese alguma. Até porque, pode acontecer desses profissionais não terem a mesma fluência na escrita, e sentirem-se inferiorizados por isso, por exemplo.
Se a empresa somente promover as vaga, mas não fizer absolutamente nada para criar um ambiente interno mais inclusivo, acabará vendo uma grande debandada dos profissionais negros e pardos, e o marketing irá por água abaixo.
Portanto, a promoção da diversidade precisa acontecer de forma sustentável, colaborando para a diminuição da desigualdade social, para a lucratividade do negócio e para que o marketing realmente faça sentido.
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