Funcionários mais engajados na empresa representam maior lucratividade. Mas esse é um verdadeiro desafio que as instituições costumam enfrentar.
Afinal, como fazer um profissional vestir a camisa da empresa? Como fazer ele realmente sentir prazer em trabalhar na instituição? Encontrar essas respostas não é uma tarefa fácil.
No entanto, uma pesquisa realizada pela ADP Research Institute, mostrou que o engajamento e a resiliência nas empresas aumentaram depois da pandemia.
No Brasil, por exemplo, o engajamento dos funcionários subiu de 14% para 18% nesse período. Portanto, embora tenha aumentado, o engajamento ainda é baixo.
Mas, afinal, quem é o responsável por ter funcionários mais engajados na empresa?
O grande responsável pelo engajamento dos funcionários é a própria empresa. E para conseguir chegar em todos colaboradores o caminho é treinar os líderes.
Ou seja, a organização precisa treinar os líderes para que eles sejam capazes de engajar os funcionários. Lembrando que o engajamento hoje em dia vai além das questões da empresa.
Isso quer dizer que o gestor precisa estar atento ao lado pessoal dos funcionários, criando assim uma relação muito mais humanizada com eles.
Por isso, as estratégias da empresa para conseguir o engajamento dos seus colaboradores precisam ir além do lado financeiro e buscar ações que incentivem a motivação e o crescimento profissional de cada um.
O que fazer para melhorar o engajamento dos colaboradores?
Não é fácil engajar os funcionários. Afinal, cada pessoa tem as suas próprias características. Mas seguindo algumas estratégias é possível agradar grande parte da equipe, gerando mais engajamento.
Procure fazer pesquisas regularmente
Para conseguir engajar você precisa saber o que os seus colaboradores esperam da empresa. Portanto, fazer pesquisa para saber o que mais agrada eles é essencial para pensar em estratégias de engajamento.
A pesquisa pode ser feita tanto abertamente quanto de maneira anônima. No entanto, é fundamental que ela contenha questões que sejam relacionadas ao nível de satisfação de cada colaborador.
É importante também que os líderes encorajem todos os colaboradores a participarem dessa pesquisa, explicando porque ela é importante na vida deles.
Feedback promove mais engajamento
Além da pesquisa, o feedback é essencial para promover mais engajamento entre os colaboradores. Por isso, a empresa precisa desenvolver um sistema para que ele aconteça constantemente.
É preciso que o líder esteja preparado para saber como dar o feedback para o funcionário, procurando transmiti-lo de maneira que o colaborador sinta-se encorajado a mudar e não a se sentir ainda pior.
Jornada de trabalho mais flexível
Uma outra estratégia para engajar melhor os funcionários é criar uma jornada de trabalho mais flexível. Segundo a Workforce of the future da Cisco, 88% dos profissionais brasileiros desejam ter uma jornada de trabalho mais flexível.
Isso acontece porque grande parte dos trabalhadores quer ter mais liberdade para conciliar a vida pessoal com a vida profissional. E dar essa autonomia para eles definirem o horário de trabalho e local de trabalho faz uma grande diferença.
Gestão de pessoas gera funcionários mais engajados
Por fim, a Gestão de Pessoas quando bem feita também faz uma grande diferença no ambiente de trabalho e no crescimento pessoal e profissional dos trabalhadores.
Investir numa gestão humanizada, onde o bem-estar e a satisfação do colaborador são tão importantes quanto as metas e resultados, faz uma enorme diferença para o engajamento profissional.
Isso cria um ambiente de trabalho melhor, desafiando e estimulando o colaborador a crescer sem pressões exageradas, desrespeitos ou brigas.
Portanto, se a sua empresa quer alcançar melhores resultados e obter mais lucro, ela não pode deixar de lado o engajamento dos funcionários.
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