Existem alguns erros cometidos pelos líderes que além de gerar desmotivação em toda a equipe, ainda são capazes de afetar o resultado da empresa.
Ter sucesso na liderança, sabendo gerenciar pessoas, definir metas e delegar tarefas não é fácil, é preciso estar preparado para isso. Afinal, os liderados veem no líder um exemplo a ser seguido.
Por essa razão, é essencial que os líderes não cometam alguns erros que são mais comuns do que parecem. Quer saber quais erros são esses? Então dá só uma conferida.
1. Ser autoritário e centralizador
Uma das características que faz o líder perder todo o respeito dos seus liderados é ser autoritário e centralizador. Pode parecer que não, mas isso é muito comum ainda nos dias de hoje.
Há vários relatos sobre líderes que não são abertos a novas sugestões e comumente tomam decisões arbitrárias, ou pior, levam o crédito de trabalhos realizados pela equipe só para si.
Vale destacar que um bom líder sabe da importância do trabalho colaborativo e está sempre empenhado em promover um ambiente mais favorável e inclusivo.
2. Não saber explorar os talentos individuais
Um grande líder é aquele que sabe delegar as tarefas, no entanto, se ele não souber explorar e reconhecer os talentos individuais, está deixando a desejar.
Afinal, pessoas certas desempenhando tarefas corretas garantem um resultado mais eficiente para a empresa, evitando que os colaboradores se sintam frustrados.
Além disso, ao se sentirem mais valorizados, esses colaboradores passam a ter mais motivação pelo trabalho, o que consequentemente impacta na sua produtividade.
3. Ignorar metas é um dos principais erros cometidos pelos líderes
Um outro erro bastante comum entre os líderes é acreditar que uma vez distribuídas as metas entre a equipe, elas deixam de ser sua responsabilidade.
Vale destacar que cabe ao líder fazer um acompanhamento constante e minucioso das metas do seu time, reajustando rotas quando isso for necessário, inclusive em conjunto com toda a equipe.
4. Não dar ouvidos para os problemas da equipe
Hoje muito se fala sobre a empatia dentro das empresas. Esse sentimento é essencial não só para conhecer mais a fundo os clientes como também para que o líder entenda melhor os seus liderados.
Um líder que não houve os problemas da equipe, que não procura saber como os membros do time estão trabalhando e se relacionando entre si, está simplesmente fadado ao fracasso.
Dessa forma, cabe ao líder acompanhar de perto o trabalho dos seus liderados, se colocando como alguém colaborativo que está ali para ajudar no que for preciso. Isso faz uma grande diferença na vida de todos.
5. Não dar o exemplo é um dos principais erros cometidos pelos líderes
Por fim, um outro erro muito cometido por quem possui um cargo de liderança é não dar o exemplo para os seus liderados. Isso pode fazê-lo perder toda a sua credibilidade. Afinal, conforme dissemos, os liderados veem no líder o seu maior exemplo.
Dessa forma, o líder deve ser aquela primeira pessoa que chega ao trabalho e a última que sai. Ele precisa ser coerente em seus atos, além de agir de acordo com aquilo que prega. Só assim será um verdadeiro exemplo.
Quando um líder passa a ter mais empatia, zela pelo exemplo, sabe ouvir os seus liderados, procura ajudar no cumprimento de metas, está sempre pronto a ensinar, ele passa a ser diferenciado no mercado de trabalho.
Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.