A Irlanda é conhecida por ser um dos melhores países do mundo para se fazer negócio. Por isso, o país é um dos destinos favoritos dos brasileiros que querem fazer intercâmbio.
Dados recentes divulgados pelo relatório Brazilian Entrepreneurship in Ireland, desenvolvido pela Unleash, mostraram que aproximadamente 70 mil brasileiros vivem no país.
Desse total, 1.300 criaram seus próprios negócios por lá, sendo que 96% são considerados como microempresas no país, atuando em vários segmentos.
É nesse contexto, com o intuito de ajudar esses empreendedores a se desenvolverem, que foi fundada a Câmara de Comércio entre Brasil e Irlanda.
Ajuda para o desenvolvimento local
Segundo Marcel Biato, embaixador do Brasil em Dublin, há uma visão equivocada de que o imigrante brasileiro traz uma perda para a Irlanda gerando apenas custos extras.
Biato destaca que “os brasileiros geram atividades econômicas para ambos os países, e por isso, precisam de ajuda técnica, burocrática e financeira para darem seus primeiros passos”.
O potencial pode ser visto também na geração de empregos que os negócios brasileiros promovem na Irlanda. Atualmente, as empresas criadas por brasileiros empregam aproximadamente 2.200 pessoas no país.
Isso movimenta aproximadamente 99 milhões de euros por ano. Por isso, a intenção da Câmara de Comércio é atrair os olhares dos próprios empresários irlandeses.
Novo olhar para a comunidade de empreendedores brasileiros
Tiago Mascarenhas, CEO do Grupo Educacional SEDA e um dos fundadores do projeto, destaca que a intenção da Câmara é levar um novo olhar para os empresários brasileiros que vivem no país.
Ele esclarece que “a agenda é parte de um propósito maior em termos de cultura e preservação da comunidade brasileira na Irlanda”.
Mascarenhas destaca ainda que como fundador do projeto ele quer ajudar todos que desejam abrir o seu negócio na região com o apoio cada vez maior dos membros do projeto.
Vale destacar que independentemente do porte da empresa, a intenção é auxiliar os empresários que querem se estabelecer no país, oferecendo um amplo material informativo, além de suporte jurídico e eventos colaborativos.
Crescimento da Câmara de Comércio Brasil-Irlanda
Atualmente a Câmara de Comércio Brasil-Irlanda conta com 20 membros, mas a expectativa é elevar esse número para 150 até o final deste ano, e conquistar ainda mais 250 membros até 2025.
Biato destaca que a ideia é que a Câmara seja reconhecida como o primeiro ponto de contato entre os países, quebrando os preconceitos sobre a classe empresarial brasileira e mostrando os ganhos econômicos que ela pode gerar.
O lançamento oficial está previsto para o dia 30 de abril, mas os interessados em conhecer o trabalho já podem acessar o site clicando neste link.