quinta-feira, agosto 21, 2025

Intercâmbio aos 18 anos: Como Kevin Cardoso viveu novos desafios longe da zona de conforto

Para Kevin Cardoso a maior idade chegou e o desafio foi se adaptar em outro país. Ele decidiu embarcar para um intercâmbio aos 18 anos de idade. Conheça essa história!

Aos 18 anos surgem novas responsabilidades. Terminar o ensino médio, passar na faculdade e tentar decidir o rumo da vida. Esse, geralmente, é o caminho comum para muitos. Mas para Kevin Cardoso a maior idade chegou e o desafio foi se adaptar em outro país. Ele decidiu embarcar para um intercâmbio aos 18 anos de idade. Conheça essa história!

Kevin, 24 anos, carioca, chegou em Dublin, na Irlanda, no final de janeiro de 2015, com 18 anos. A indecisão da escolha de um curso para a faculdade, somada a vontade de viajar fizeram com que o jovem optasse pela experiência do intercâmbio naquele momento.

Assistindo muitos vídeos sobre a Irlanda, se interessou pelo país. Juntou dinheiro e contou com a super ajuda da avó, que completou como presente. Dessa maneira, começava o desafio de amadurecer e começar uma nova vida longe dos cuidados da família.

Kevin conta os desafios de sair de casa e viver em outro país. “Tive que aprender a controlar gastos, cozinhar, sair em busca de procurar emprego, me controlar emocionalmente e ser responsável por tudo da minha vida”, relembra.

Carreira profissional

Kevin teve várias experiências de trabalho na Irlanda. Foi cleaner, lavou louça e cuidou de criança nos primeiros meses. Após certo tempo, conseguiu um estágio na área de mídias sociais, foi efetivado na empresa e cresceu de cargo com o tempo. Hoje, é o responsável por toda produção de vídeos de uma escola de inglês em Dublin.


LEIA MAIS: 10 livros para mergulhar na cultura irlandesa


Faculdade no exterior

Kevin estudou inglês de 2015 até 2016, e com o término do curso, decidiu iniciar uma faculdade e continuar estudando. Escolheu o curso de Tecnologia da Informação (TI), o que deu início a sua nova etapa na Irlanda. “Tem sido um desafio, já que o assunto não é tão facil, há a barreira do idioma e uma linguagem muito específica. Mas estou me saindo bem”, conta.

Para o intercambista, todos os esforços têm sido recompensados e ele tem conhecimento do saldo positivo da experiência de fazer intercâmbio aos 18 anos.

“Aprendi a cozinhar e a me virar. Consegui um emprego super bacana, criei mais confiança em mim mesmo, passei a enxergar o mundo de ângulos diferentes, aceitar mais as diferenças e dar mais valor aos amigos e família.”

diz Kevin

Viagens

Todos os esforços também deram a oportunidade de conhecer alguns lugares pelo mundo, como Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte, República Tcheca, Espanha, Áustria, Hungria, Marrocos, Paris, Bélgica e Holanda, que é o seu destino preferido. “Gostei bastante da Holanda, especialmente entre a primavera e verão. O país tem um cultura super rica, gente bonita e muita arte”, conta.

O intercâmbio não tem regra de idade, basta querer, se planejar e escolher o melhor momento para você. Cada um tem seu tempo. E revendo todo seu crescimento nesses quatro anos, Kevin tem certeza que a melhor escolha da sua vida foi ter partido para essa aventura.

“A Irlanda é uma ilhazinha bem longe dos holofotes do mundo, mas que guarda grandes maravilhas. No começo pode ser difícil, principalmente no inverno, com tanto frio, chuva e saudade de casa. Mas você vai se acostumando e logo consegue se adaptar à vida morando fora. Meu conselho é: vai com tudo, abra sua mente, faça amigos, mas amigos de verdade, pois você vai precisar muito deles”, finaliza.

Últimas Notícias

Em Destaque

Escolhas do Editor

Artigos Relacionados

Secret Link