Ir para uma entrevista de emprego sempre gera aquele frio na barriga, ansiedade e uma grande expectativa. Nos preparamos com afinco, mas sempre com aquele medo de não se comportar da forma adequada.
É bem provável que você já tenha passado por isso, ou até mesmo está passando na hora de buscar um emprego, não é verdade? Mas como se comportar em uma entrevista?
Para responder essa questão, separamos 5 dicas para você arrasar numa entrevista de emprego. Quer ver só? Então continue com a gente só mais 3 minutinhos.
1. A primeira impressão é a que fica
Normalmente a primeira impressão que temos de alguém é aquela que fica guardada por um bom tempo em nossa memória, não é mesmo? Pois é, em uma entrevista de emprego isso também não seria diferente.
Portanto, procure caprichar no visual, evitando excessos de todos os tipos e vestindo-se da maneira mais adequada. Evite exagerar no perfume, e procure sempre olhar nos olhos do recrutador com confiança e alegria.
Transmitir essa boa impressão logo de cara não quer dizer que você conseguirá ser contratado, mas vai te colocar um passo à frente dos demais candidatos.
2. Estude bastante a linguagem corporal
O corpo fala. Lembre-se disso. Portanto, estude a linguagem corporal para manter uma postura confiante e ereta. No entanto, tome bastante cuidado com exageros. Afinal, uma postura exagerada também não pega bem.
Por isso, mantenha as costas eretas, evite cruzar os braços durante a entrevista e se possível não gesticule muito na hora de falar. Um bom comportamento corporal também é uma grande arma para se sair bem em uma entrevista.
3. Seja um verdadeiro camaleão
Certa vez li um livro que falava sobre a necessidade de sermos um camaleão. E ela é realmente verdadeira. Inclusive, a ciência já provou que a similaridade tem um papel forte na hora de agradar uma pessoa. E no processo seletivo isso não seria diferente.
Lembre-se que cada recrutador possui um determinado tipo de personalidade, sendo que alguns são mais sisudos, outros mais formais, alguns preferem uma abordagem mais coloquial ao passo que outros optam por uma abordagem mais descontraída.
Sendo assim, você tem que conseguir identificar rapidamente esse estilo e procurar se adaptar a ele. Isso vai contar bastante na hora de fazer a sua entrevista. Pode acreditar.
4. Procure conhecer a empresa antes da entrevista
Toda empresa tem uma cultura organizacional. E é bem provável que ela esteja procurando um candidato que se encaixe nessa cultura. Por isso é tão importante pesquisar sobre a empresa e sobre o cargo antes da entrevista.
Veja qual é a missão da empresa, visão, os valores que ela carrega, quais são os requisitos necessários para o cargo, tanto em questão de conhecimento técnico quanto em conhecimento emocional. Isso vai fazer uma enorme diferença.
Até porque, tendo esse conhecimento, fica mais fácil de você mostrar para a empresa que tem os mesmos valores que ela, que o seu objetivo de vida se assemelha com o objetivo da organização e por aí vai.
5. Prepare-se para responder perguntas difíceis
Por fim, procurar decorar algumas respostas sobre possíveis perguntas óbvias que o entrevistador poderá fazer é importante, no entanto, você tem que estar preparado para responder perguntas difíceis.
Por isso é tão importante ter estudado um pouco mais sobre a empresa antes de ir para uma entrevista. Além disso, não tenha medo de dizer que não sabe.
Não enrole. Se o entrevistador perguntar algo difícil, seja sincero, diga que não sabe, mas que você aprenderá rapidamente.
Seguindo essas dicas certamente você estará mais preparado para enfrentar uma entrevista de emprego, independente de qual organização seja. Agora é com vocês.
Gostou deste artigo? Então deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe com seus amigos e parentes nas suas redes sociais.