Se por um lado a pandemia causou muita dor e sofrimento para muita gente, por outro ela veio mudar alguns aspectos do mercado de trabalho, sendo que algumas profissões estarão em alta pós-pandemia.
Isso acontece porque a digitalização veio para substituir algumas profissões e criar outras, e por essa razão é necessário estar atento nessas tendências para não ficar para trás.
E para ajudar nessa busca, separamos neste post 5 profissões que estarão em alta depois da pandemia. Quer saber quais são? Então vem com a gente neste post.
1. Analista de marketing digital
Se tem uma profissão que está chegando com tudo é o analista de marketing digital. Esse profissional é o responsável por todo o processo de atualização e mudanças nas plataformas oficiais da empresa.
É ele quem vai integrar ferramentas, inteligência e conhecimento para a modernização dessa área. Será o profissional de marketing digital o responsável também por definir estratégias de divulgação da empresa.
Por exemplo, saber qual será a campanha, como angariar leads, a melhor forma de transformar os leads em clientes e por aí vai. Essa é uma profissão que deverá ter um abrupto crescimento nos próximos anos.
2. Programador será uma das profissões em alta pós-pandemia
O programador é um profissional que já estava sendo bastante requisitado mesmo antes da pandemia. No entanto, com a digitalização de muitas empresas a busca por esse profissional cresceu vertiginosamente.
Independente de qual a linguagem de programação usada, a verdade é que esse profissional não fica sem trabalho nos dias de hoje.
No entanto, é preciso destacar que quem quiser seguir nessa área precisa se aperfeiçoar em linguagem para mobile, pois o uso de aplicativos para smartphone tende a crescer em uma velocidade muito maior daqui pra frente.
3. UX Designer
Uma outra profissão que também está crescendo bastante nos últimos anos é o UX Design. Esse profissional vai trabalhar basicamente com a experiência do usuário.
Ou seja, ele vai trabalhar para que um site, software ou App garanta a melhor experiência para o cliente, e para isso precisa estudar profundamente os hábitos de consumo, assim como conhecer de maneira genérica todo o processo de construção do programa.
Esse profissional precisa ter um conhecimento bastante avançado em marketing e jornada do consumidor, além de ter que desenvolver bastante a sua empatia, uma vez que precisará se colocar no lugar do cliente.
4. Especialista em inteligência artificial, uma das profissões em alta
O especialista em inteligência artificial é um profissional que será muito bem remunerado e requisitado daqui para frente. Afinal, essa é uma tendência futura.
Assim sendo, profissionais que forem capazes de projetar e criar objetos artificiais que solucionem problemas ou executem algum tipo de trabalho manual de forma automática, conseguirão ganhar um bom dinheiro.
No entanto, para isso é preciso se aprofundar bastante em linguagem de programação e comportamento humano, para conseguir programar uma máquina que seja capaz de substituir alguma atividade humana.
5. Redator de conteúdo
Com o crescimento de softwares, Apps, Blogs e e-commerces, cresce também a necessidade de um profissional para fazer a parte escrita deles.
Ou seja, quando você acessa um blog, um App, vai precisar ler as funções, entender um pouco sobre aquele negócio e por aí vai. Para isso é necessário que alguém faça esse serviço.
Por isso, o profissional de redação será cada vez mais requisitado daqui para frente. Inclusive, há bastante espaço nesse mercado.
Até porque, é possível escrever legendas para redes sociais, artigos para blog, textos institucionais e diversos outros conteúdos necessários para os usuários.
Portanto, se você está em busca de uma profissão que tenha uma grande perspectiva de crescimento futuro, essas podem ser áreas bastante promissoras.