Saber como motivar a equipe é fundamental para quem deseja ser ou já é um líder na empresa. E isso pode ser feito de várias maneiras.
Afinal, o salário não é o único motivador, embora ele precise ser justo e de acordo com a função e a realidade do mercado.
No entanto, a motivação de uma equipe está na maneira como o líder conduz o seu time, e é sobre isso que vamos falar logo abaixo.
Um líder precisa ser participativo para motivar a equipe
Uma das características essenciais para motivar a sua equipe é ser participativo. Sendo assim, é preciso não só delegar as metas para o time, mas acompanhar como ele está se saindo.
Um bom líder precisa estar apto a ajudar aqueles membros do time que estão em dificuldades, e recompensar quem consegue mostrar resultados dentro do prazo previsto.
Além das recompensas financeiras, os elogios também são muito bem-vindos, pois eles são verdadeiros impulsionadores que motivam qualquer pessoa.
Feedback transparente é fundamental
Uma outra característica que todo líder precisa ter para motivar a sua equipe é saber dar um feedback transparente de modo a não desmotivar as pessoas.
Esse feedback tem que ser claro e com intuito de fazer o colaborador enxergar os seus pontos fracos sem se sentir mal por conta disso.
Podemos dizer que o feedback é uma maneira de mostrar para todos que você realmente está preocupado com cada pessoa da equipe e que está acompanhando de perto o trabalho deles.
Engajamento é essencial para motivar a equipe
Engajar a equipe é um dos grandes desafios que os líderes costumam enfrentar. E conseguir isso é um importante passo para melhorar o clima organizacional.
No entanto, para gerar engajamento é preciso se mostrar presente, sabendo recompensar as pessoas pelo trabalho e cobrar quando isso for necessário.
Entenda que delegar funções é muito importante, mas fazer o acompanhamento é ainda mais, uma vez que é onde você terá a oportunidade de orientar as pessoas.
Um bom líder consegue, dessa forma, fazer com que as tarefas sejam entregues dentro do prazo, com qualidade e apoio para que os objetivos da empresa sejam cumpridos.
Reconhecer o talento que cada um possui
Um bom líder é capaz de reconhecer os talentos que cada pessoa tem. Isso faz uma grande diferença, pois ajuda a encontrar o lugar correto para cada um.
Por exemplo, uma pessoa pode estar trabalhando em uma área na qual não tenha muita aptidão e por isso não ser um profissional completamente diferenciado.
Entretanto, se o líder conseguir reconhecer esse talento e alocar essa pessoa para uma área que explore melhor essa aptidão, conseguirá obter resultados surpreendentes.
Saber solucionar conflitos sem tomar partido
Dependendo do tamanho do departamento ou da equipe é bem comum surgirem conflitos dentro do ambiente de trabalho, e cabe ao líder tentar minimizar esses conflitos.
Um bom líder sabe ouvir os dois lados, procura entender onde começou o conflito e corrige o problema sem que isso desmotive qualquer uma das partes.
Por essa razão, um líder não pode ser aquelas pessoas que “jogam lenha na fogueira”. Ele precisa ser um verdadeiro pacificador para fazer a diferença na vida dos colaboradores.
Comunicação é fundamental para motivar a equipe
Por fim, é fundamental que a comunicação seja clara e objetiva dentro da empresa. Quando há ruídos ou falhas na comunicação, a motivação desaparece.
Nesse sentido, é essencial que o líder consiga criar um sistema claro e rápido de comunicação para facilitar a tarefa de todos.
Quanto mais um colaborador tiver a capacidade e oportunidade de tomar uma decisão, mais fácil será da informação correr e ele se sentir motivado.
São atitudes assim que podem fazer uma tremenda diferença para os colaboradores e para a empresa alcançar os resultados desejados.
Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.