sexta-feira, agosto 22, 2025

Plano de carreira: o que é e como elaborar o seu

Ter um plano de carreira é fundamental, pois será através dele que você alcançará os seus objetivos pessoais e profissionais com mais assertividade.

Antes de elaborar o plano de carreira, vamos entender melhor o que é. O plano de carreira é um programa estruturado com metas que auxilia os funcionários a determinarem o caminho que irão seguir durante sua trajetória profissional dentro de uma organização, do começo até alcançar seu objetivo final de carreira.

Ele determina as competências necessárias para cada posição hierárquica e também qual é a expectativa da empresa em relação àquela posição. O planejamento de carreira é uma etapa fundamental, ele é importante para você conseguir alcançar seus objetivos pessoais e profissionais de uma forma mais assertiva.

Ele te dá uma clareza de onde quer chegar e você deve estruturar seu plano com um passo a passo do que precisa fazer para chegar lá, com metas de curto e longo prazo para você cumprir e avaliar o quanto está avançando.

Existem diversos tipos de plano de carreira. Existe o plano de carreira que o profissional traça para guiar seu desenvolvimento e existe o plano de carreira que a empresa oferece para direcionar a carreira de seus profissionais.

O plano de carreira pessoal é feito pelo próprio profissional que sabe onde quer chegar e quer estruturar o seu caminho para se desenvolver profissionalmente. O plano de carreira da empresa, é um modelo definido pela própria empresa para orientar o desenvolvimento de seus profissionais.

Nesse plano, você pode entender, por exemplo, que caminho precisa percorrer com quais conhecimentos e competências para alcançar um determinada função, assim fica claro qual a expectativa da empresa para cada cargo.

É comum que as empresas tenham um plano de carreira, mas não é um dever. Muitas fazem isso para atrair e reter profissionais focados em seu desenvolvimento profissional, que querem clareza em relação aos caminhos que devem percorrer, às competências que precisam desenvolver e à expectativa da empresa para cada um desses momentos.

Nas organizações há alguns modelos de plano de carreira, um deles é um modelo de crescimento conhecido como carreira em Y. Inspirado pelo desenho da letra, esse plano sugere que, a partir de um determinado cargo, o funcionário encontra uma bifurcação: ele precisa escolher se segue carreira de especialista ou de gestor. O outro, assim como o plano em Y apresenta dois caminhos possíveis de crescimento, o plano em W, sugere um terceiro que é o misto dos outros dois.

O plano de carreira deve unir os objetivos do funcionário e da empresa para potencializar o crescimento de ambos. Mas independentemente se a empresa tem ou não, o ideal é elaborar o próprio plano de carreira. O objetivo deve ser sempre conquistar a felicidade profissional.

Veja como elaborar o seu próprio plano de carreira:

Defina seu objetivo profissional

O seu objetivo profissional é o que você deseja para a sua carreira, o cargo que você quer alcançar, uma promoção, ingressar em uma outra área ou até mesmo abrir o seu próprio negócio.

Defina suas ações de desenvolvimento

São as competências técnicas e comportamentais que você precisará desenvolver para estar mais perto de atingir seu objetivo profissional. Uma dica é observar a descrição do cargo que você deseja alcançar. A ideia é ler diversos anúncios de emprego e anotar os requisitos mais comuns exigidos pelas empresas.

Defina prazos para realização

Depois de definir seu objetivo profissional e saber no que precisa trabalhar para chegar até ele, é a hora de colocar no papel quando você irá realizar cada ação. Considere a sua rotina e o tempo livre que você terá para investir. Estabeleça metas de curto prazo porque elas ajudam a motivar. Quando você começa a concluir as metas, surge a sensação de que está em progresso e mais próximo do seu sonho.

Não separe a vida profissional da pessoal

Não cometa o erro de separar a vida profissional da vida pessoal, trace sua carreira de acordo com sua vida e desejos pessoais.

Avalie oportunidades e riscos

Nem tudo vai caminhar bem, muitos problemas irão surgir, por isso antecipe quais são os possíveis riscos. Inicie seu plano sabendo o que pode dar errado e já antecipe soluções para esses problemas

Planeje as melhores maneiras para alcançar suas metas

Planeje qual é a maneira mais eficaz de alcançar cada meta. Peça orientações para outros profissionais que estão hoje em um local que você deseja estar no futuro.

Entenda que o plano é mutável.

Durante a sua jornada profissional, é possível que você precise realinhar objetivos e corrigir eventuais falhas algumas vezes. Não tenha medo caso algo comece a dar errado, você pode repensar as estratégias e prosseguir, o importante é não desistir.

Últimas Notícias

Em Destaque

Escolhas do Editor

Artigos Relacionados

Secret Link