Se antes as criptomoedas causavam incertezas no mercado de investimentos, hoje elas chamam bastante atenção dos investidores. Recentemente o CEO e fundador da Tesla, Elon Musk, anunciou a compra de US$ 1,5 bilhão em bitcoins a notícia fez com que o preço da moeda digital subisse 17%, chegando ao valor recorde de US$ 44.220 por unidade.
Dos famosos bitcoins até a crescente popularização do Ethereum, hoje existem mais de mil criptomoedas pelo mundo. Pensando nisso, separamos as principais dúvidas que surgem quando o assunto é altcoins. Saiba mais sobre criptomoedas e invista na moeda do futuro com mais segurança.
Antes de tudo, o que são criptomoedas?
Mesmo que você não esteja familiarizado com o termo criptomoeda, com certeza você já ouviu falar de bitcoins, que é um tipo de criptomoeda. De forma resumida, criptomoedas são moedas digitais.
Também chamadas de altcoins (criptomoeda em inglês), essa forma de investimento se tornou popular nos últimos anos devido a fato de se poder aplicar pouco dinheiro e vê-lo se multiplicar diversas vezes.
As criptomoedas em sua maioria não são controladas por uma operação bancária centralizada ou governo, ou seja, possuem sua própria programação para emissão de moedas.

Outro ponto que diferencia essas moedas digitais de outras formas de dinheiro, é que elas foram criadas com a intenção de diminuir sua própria produção com o passar do tempo. Isso quer dizer que se uma criptomoeda determinar que o máximo que ela criará são 200 milhões, nunca existirá mais do que essa quantia no mundo dessa moeda digital, evitando pontos como inflação.
Pelo fato de exigirem muita energia e computadores potentes para circularem, as altcoins são mantidas por uma comunidade chamada mineiros, que são pessoas que instalam seus computadores para participar da validação e processos de transação de uma determinada moeda digital.
O sistema técnico de segurança utilizado para realizar todo tipo de procedimento referente a maioria das criptomoedas (criação, transação, fiscalização, etc) é chamado Blockchain.
Resumindo de formas simples…
- Criptomoedas são moedas digitais;
- Também podem ser chamadas de Altcoins (em sua versão em inglês);
- Existem mais de mil tipos e não param de surgir novos;
- Criptomoedas não são, em sua maioria, controladas por bancos ou governos;
- São administradas por um grupo chamado mineradores;
- São controladas dentro de um sistema chamado Blockchain.
Bitcoin, Litecoin, Ethereum…quais são os tipos de Altcoins?
Como já citado anteriormente, existem muitos tipos de moedas digitais hoje em dia. Separamos alguns dos principais tipos mais comuns encontrados no mercado para você saber mais. Confira abaixo:
Bitcoin

O Bitcoin foi uma das primeiras criptomoedas a surgir. Criada nos meados de 2009 por um programador anônimo que utiliza o pseudônimo de Satoshi Nakamoto, essa moeda digital não é controlada por um governo ou “banco central”.
Foi através do bitcoin que o mercado de moedas digitais realmente começou a ganhar formato, sendo (e tendo) o seu próprio controle através do já citado sistema blockchain, que hoje também é utilizado para o controle de outras criptomoedas.
Litecoin

Em 2011, o Litecoin foi lançado pelo ex-engenheiro do Google, Charles Lee, como forma de melhorar os aspectos do bitcoin. Seu surgimento tornou as transações mais rápidas, otimizando o armazenamento da moeda digital e ganhando suporte da indústria, volume de negociações e liquidez.
Ao contrário do bitcoin, o litecoin não possui limite de escassez com o passar do tempo.
Ethereum

Elaborada para ser mais uma plataforma de contratos inteligentes do que uma moeda digital, a Ethereum se assemelha bastante com a tecnologia blockchain. Portanto, além de criptomoeda, a Ethereum funciona como um computador compartilhado e de código aberto que permite a verificação descentralizada de transações.
Com espaço para crescimento, essa moeda digital propõe muitas novidades para o mercado ainda.
É possível encontrar outras diversas criptomoedas atualmente, como a Dash ou a Ripple. Independente de suas variações, as altcoins vem se mostrando como um forte formato de dinheiro, desde a sua criação vem tornando diversos investidores milionários.