A inteligência emocional é um conceito da Psicologia que caracteriza o indivíduo capaz de identificar e lidar com os sentimentos pessoais e de outras pessoas com mais facilidade, o termo foi apresentado com mais ênfase pelo psicólogo norte-americano Daniel Goleman.
Ou seja, é uma habilidade que permite que as pessoas gerenciem melhor seus sentimentos e a forma que agirão com base neles. Ela pode ser aplicada no trabalho, na vida social e em diversas situações.
Para entender melhor o termo, um bom exemplo é uma pessoa que consegue terminar suas tarefas e atingir suas metas, mesmo sentindo-se triste e ansiosa ao longo de um dia de trabalho.
A inteligência emocional é uma habilidade que todos nós podemos ter acesso, porque ela pode ser desenvolvida. É uma jornada dura, que pode levar a vida inteira, mas é recompensadora.
O termo está em destaque nos dias atuais e se tornou uma questão muito discutida, devido ao aumento do número de pessoas que sofrem com doenças psicológicas como depressão, ansiedade e síndrome de burnout.
Por isso desenvolver sua Inteligência emocional é fundamental, assim é possível fortalecer o lado emocional e tornar-se um pouco mais resistente a essas patologias citadas e ainda levar uma vida mais leve.
Para isso é necessário dominar a inteligência emocional, porque todos somos capazes de evoluir e desenvolvê-la, e perceber as diferentes emoções que experimentamos o dia inteiro, e para isso é fundamental desenvolver algumas outras habilidades como:
Autoconsciência
Ter conhecimento dos seus pontos fortes, fracos e limitações para aprender a explorar as potencialidades e respeitar os limites. Se auto observar também e criar consciência sobre seu comportamento e suas reações diariamente.
Automotivação
Ser perseverante, resiliente e tomar iniciativas permitindo colocar os sentimentos a serviço de suas metas pessoais.
LEIA MAIS: A importância da inteligência emocional no ambiente de trabalho
Empatia
Reconhecer as emoções em outras pessoas, sentir o outro em um ambiente social, perceber suas dores e necessidades.
Controle emocional e resiliência
Saber lidar com situações adversas, mantendo o controle e a segurança de forma positiva e menos estressante. Barrar os impulsos para manter um controle emocional frequente.
Relacionamento interpessoais
Interagir em ambiente social, estar emocionalmente disponível, ser persuasivo, influente e saber administrar conflitos.
Não reagir no automático
Treine seu cérebro para pensar em respostas ao invés de reagir no automático, uma forma de fazer isso é entender sua emoção naquele momento e dar um tempo para respirar profundamente, se acalmar e retomar a capacidade de analisar a situação.
LEIA MAIS: 10 livros essenciais para desenvolver sua carreira profissional
Esses são só alguns dentre os vários pontos a serem desenvolvidos. A inteligência emocional é, sem dúvida, determinante para o sucesso profissional e pessoal das pessoas.
No campo profissional permite que a parte cognitiva funcione, estabeleçam parcerias e criem um ambiente de trabalho positivo e uma mentalidade de crescimento coletivo.
E no campo pessoal, relacionamentos mais saudáveis, segurança emocional entre as pessoas queridas e boa educação para os filhos, que serão adultos conscientes de si.