O ano de 2020 foi um ano de sobrevivência e reinvenção. Todos os setores foram profundamente afetados com a pandemia do Covid-19. Setor educacional, empresarial, financeiro, negócios, turismo, transporte e tantos outros afetados. Então o que esperar de 2021?
2021 com certeza será o ano para “colocar a casa em ordem” e se adaptar às mudanças, muitas delas que se tornarão permanentes. E para isso, será preciso novas abordagens e estratégias para o ano que se inicia. Infelizmente não existem previsões tão exatas para o novo ano, mas o que com certeza esperamos é uma vacina eficiente, um governo menos corrupto e que a economia se estabilize logo.
Com uma nova variação do vírus, o ano começa com um cenário cheio de incertezas provocadas pelo coronavírus. E seguiremos com os desafios do ano que passou, mas agora mais esperançosos e otimistas de que as coisas voltem a funcionar bem.
Entre os desafios nesse novo ano, um dos mais importantes e difíceis tanto para economistas, quanto para os governantes será desenvolver uma boa política para reerguer a economia e criar novas vagas de trabalho, tão afetadas com a paralisação das atividades em vários setores empresariais. Mesmo que de forma gradual e lenta, mas com isso, podemos esperar mais emprego em 2021.
LEIA MAIS: Lições que aprendemos em 2020 que devemos levar para 2021
Mas, para novas vagas vamos precisar também de novos profissionais, pois as vagas irão acompanhar o novo momento. É por isso que, os profissionais que usaram o momento de lockdown durante a pandemia a favor, sairão na frente, os que estudaram e buscaram uma especialização ou atualização em suas áreas.
Podemos esperar um mundo ainda mais conectado, assim como foi 2020, telas substituíram a presença física e as tecnologias ficarão mais avançadas e serão melhoradas para atender a experiência de milhares de usuários que passaram a usar a tecnologia para tudo e não pretendem (ou podem) mudar esses hábitos, visando a facilidade e segurança que elas trazem.
Com isso o setor de TI (Tecnologia da Informação) segue em crescimento, pois 2020 teve a economia digital como protagonista, prova disso é o setor de e-commerce que cresceu 30% este ano. Também teremos um ano com mais automações. A hiperautomação será uma forte tendência estratégica, por causa da diminuição de contato, máquinas substituíram algumas atividades humanas, principalmente tarefas manuais repetitivas e isso continuará crescendo.
LEIA MAIS: Como planejar as metas para 2021
E como nós podemos nos preparar para os desafios e incertezas desse novo ano? Seguindo as mudanças e tendências, buscando especializações para acompanha-las, praticando a resiliência que foi o maior aprendizado de 2020 e temos falado por aqui em outros posts. A verdade é que o ano que passou, incerto e cheio de novidades não planejadas já nos trouxe as resoluções para enfrentar o novo ano. Resiliência, paciência, adaptação, renovação, atualização, otimismo são algumas palavras de ordem para 2021 que chega com incertezas, mas também com esperança de que será um ano melhor.