Muitos estudantes optam por realizar um intercâmbio para aprender inglês, mas para aqueles que pretendem fazer uma pós-graduação no exterior comprovar conhecimento prévio na língua é fundamental. Universidades do mundo inteiro exigem exames de proficiência, como o TOEFL ou IELTS, que testam o nível dos alunos em leitura, escrita, conversação e compreensão auditiva na língua inglesa.
É natural haver confusão entre os dois testes, já que tanto o TOEFL (Test of English as a Foreign Language) quanto o IELTS (International English Language Testing System) são amplamente utilizados mundo afora, mas os exames apresentam muitas diferenças. Portanto, é muito importante que você saiba qual deles se encaixa melhor nas suas necessidades para que o sonhado intercâmbio saia finalmente do papel.
Se você está na dúvida entre o TOEFL ou IELTS, confira as principais diferenças entre os exames:
Área de abrangência dos exames
Tanto o TOELF quanto o IELTS podem ser utilizados na sua inscrição para pós-graduação em qualquer país do exterior, já que são as universidades que determinam qual teste deverá ser apresentado pelos candidatos. Porém, o TOEFL costuma ser mais requerido por instituições dos Estados Unidos, enquanto o IELTS é exigido por universidades europeias.
Realização das provas
O TOEFL pode ser realizado via internet (modalidade conhecida como iBT) ou no papel impresso (PBT). O exame, com validade de dois anos, pode ser realizado em diversas cidades do país e tem oferta frequente. Confira os locais e faça sua inscrição no site.
Já o IELTS não possui data de validade, embora as universidades possam exigir que o exame tenha sido realizado há menos de dois anos. As provas acontecem em várias cidades brasileiras cerca de duas vezes por mês. Você pode conferir os locais das provas e fazer sua inscrição no site do IELTS.
Pontuação mínima do TOELF e do IELTS
As notas do TOELF podem ir de 0 a 120, e o mínimo requerido é 61. Porém, a maioria das universidades americanas exige uma pontuação mínima de 90 dos candidatos. Em instituições de ponta, como Harvard e Yale, esse número sobe para 100.
Já o sistema de pontuação do IELTS é de 1 a 9, sendo que o mínimo requerido para a aprovação é 6. O número para garantir sua vaga na universidade varia de acordo com a instituição, mas pode chegar a 8.
Ou seja, é fundamental se dedicar aos estudos de inglês antes de se submeter aos exames!
TOEFL ou IELTS: qual a melhor prova?
Embora as estruturas das provas apresentem algumas semelhanças, os exames têm algumas características bem específicas – que podem combinar muito bem com o seu conhecimento e com a sua personalidade.
Por exemplo, o exame oral do TOEFL é realizado via computador, em uma sala com vários candidatos, onde as respostas são gravadas e depois avaliadas. Já no IELTS, o candidato é entrevistado individualmente por um avaliador.
O TOEFL, com múltipla escolha, é considerado um teste mais intuitivo. O IELTS, por outro lado, é mais objetivo e pode beneficiar os candidatos com boa memória para regras gramaticais.