Hoje nós entrevistaremos o brasileiro Higor Eduardo Martins, que é fundador do Its2eat, uma fábrica de doces, confeitados e pães na Irlanda.
Ele chegou à ilha esmeralda há pouco mais de 5 anos como intercambista, e com apenas 24 anos, já se tornou referência de sabor e qualidade no país.
A sua história de vida é de muita superação. Afinal, ele veio de uma família humilde que passou por muita dificuldade para criá-lo junto com seus três irmãos.
Higor destaca que desde os seus sete anos de idade já procurava um jeito de conquistar algo com seu próprio esforço, e que desde os 12 anos começou a trabalhar em uma fábrica de pães. Confira a entrevista na íntegra com esse super empreendedor!
O que te motivou a sair do Brasil?
Higor – Nunca tive um sonho de sair do país, sempre fui uma pessoa muito realista com a vida. No entanto, quando ouvi falar sobre intercâmbio vi isso como uma ótima oportunidade para minha vida. Afinal, sempre acreditei em crescimento, tanto profissional como pessoal, sempre tentei colocar metas e foco na minha vida. E pensando assim, decidi vir para a ilha e começar uma jornada, com novos desafios rodeados de grandes resultados.
Por que você escolheu a Irlanda como destino?
Higor – Ouvi falar sobre Irlanda foi por um amigo, ele me relatou sobre o país, suas cultura, seus costumes, e o bom custo de vida daqui. Eu sempre fui muito simples, lembro que minha primeira visão foi: a Irlanda é na Europa, indo para lá um dia terei a oportunidade de conhecer a França, sua cultura e culinária. Foi com esse pensamento que comecei a ter um foco e assim essa ilha maravilhosa vem cada vez me surpreendendo mais.
Quais foram os maiores desafios quando você chegou na Irlanda?
Higor – Não sou uma pessoa que dou tamanho ou nível de dificuldade para desafios, acredito que para cada momento terá sempre o lado bom e ruim. Eu acordo e me levanto disposto a fazer o que tem que ser feito, gostando ou não, eu tenho que fazer. Quando o assunto é desafio eu admiro pessoas que têm alguma deficiência física, e mesmo não andando, falando, vendo, escutando, não desistem da vida e vencem todos os dias. Isso sim é desafio, e eles são vencedores e merecedores de todo o mérito.
Você acredita que no Brasil, teria essa mesma oportunidade para empreender?
Higor – Eu acredito que na vida você terá oportunidade, não podemos comparar uma vida aqui e outra no Brasil. Talvez eu teria com mais tempo, afinal, são países diferentes, números diferentes, realidades diferentes. Eu sempre digo que para nós que sabemos o valor do Brasil, ter algo na Europa poderá proporcionar um futuro no Brasil com mais capital e independência financeira. Mas sabemos isso porque conhecemos lá. Porém, se não focarmos nossa mente em algo grande, iremos acabar acomodados como boa parte da população hoje em dia se encontra.

Por que você escolheu esse nicho para empreender?
Higor – Empreender é assumir um compromisso que você será responsável pelo sucesso e fracasso de algo que você define o tamanho. Eu sempre pensei em ter meu próprio negócio, sempre tive uma visão de empreender. O mundo com suas novas tecnologias me deixou ainda mais interessado e motivado para dar meu primeiro passo.
Qual dica você daria para quem está querendo sair do Brasil?
Higor – A dica que eu dou é: venha se essa é sua vontade, aproveite cada segundo, tenha foco nos seus objetivos e faça o que te faz bem. Até porque, nada é melhor que conhecer outra cultura e outra língua. Isso é uma experiência indescritível.
O que você diria para alguém que está pensando em começar a empreender?
Higor – Eu diria que se você ainda está pensando, já está atrasado. Se você sonhou com algo, acorde, anote e comece correr atrás. Se não sabe por onde começar, busque informações, mas nunca fique somente pensando. Dê o primeiro passo, afinal, o seu sucesso só depende de você.
Vale a pena ser empreendedor na Irlanda?
Higor – A Irlanda é um dos melhores países quando o assunto é economia. Mas o que penso é que empreender vale a pena em qualquer lugar do mundo. Pois, o seu sucesso é o resultado do seu esforço, você define o seu salário, o tamanho que quer ser, e onde quer chegar.
Se você pudesse voltar no tempo, o que você mudaria na sua trajetória?
Higor – Tenho 25 anos, trabalho desde de quando tinha 12, como todo jovem tive meu tempo de curtição, meus momentos bons e ruins, mas sempre mantive meu foco. Eu não me arrependo de nada do que fiz, acredito que tudo tem um tempo determinado.
Deixe o seu recado para quem está querendo recomeçar a vida no exterior mas está com medo de mudanças.
Higor – Para você que tem o sonho em recomeçar a vida no exterior e está com medo de mudanças, eu só tenho uma coisa a dizer: dê a chance de se atrever a ter uma nova experiência e conviver com algo diferente. Se você não tentar, nunca saberá onde poderá chegar.
Gostou dessa entrevista? Então compartilhe com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.