Entre os dias 09 a 30 de novembro, acontecerá o Circuito Formativo “Letramento Racial, Diversidade, Pluralismo e Educação no mundo Contemporâneo”.
O evento que será promovido pela startup DiverX e patrocinado pela SEDA College Online tem como objetivo ampliar o conhecimento dos participantes sobre o desenvolvimento da “Consciência Reparativa”.
Sendo assim, o circuito vai abordar as vivências históricas do racismo estrutural sofrido pelo povo negro, e a importância da educação para mudar o curso da história.
Evento promoverá diálogos inovadores
A doutora é professora Fidelainy Sousa, CEO da DiverX, esclarece que o circuito formativo terá um importante papel para abrir diálogos inovadores, parcerias e alinhamentos de ações coletivas entre os participantes.
“Será um momento de aprendizados e partilhas entre os segmentos sociais participantes que poderão se transformar em possibilidades inovadoras”, afirma Fidelainy.
O programa tem como público-alvo educadores em geral, professores, pedagogos, supervisores, coordenadores pedagógicos, bibliotecários, agentes administrativos, gestores e secretários Estaduais e Municipais da educação.
Além disso, também podem participar do evento empresários entusiastas do tema que queiram potencializar o agir coletivamente na busca pelo enfrentamento do racismo estrutural reproduzido institucionalmente.
O evento será totalmente online
O Circuito Formativo denominado “Letramento Racial, Diversidade, Pluralismo e Educação no mundo Contemporâneo”, acontecerá via transmissão pelo YouTube com a duração de até duas horas por encontro.
Ao todo serão 04 palestras, sendo que cada uma abordará um eixo diferenciado, atendendo às especificidades do público-alvo. Cada encontro, contará com um formador e um mediador.
Os encontros acontecerão nos dias 09, 16, 23 e 30 de novembro, todos às 19h00. Dentre os formadores que participarão do evento estão Tiago da Silva Mascarenhas, Laviny Castro, Rosa Margarida de Carvalho Rocha, Josiane Clímaco e Fidelainy Sousa.
Dentre os mediadores estarão presentes Juliana das Graças Gonçalves Gualberto, Mônica Corrêa dos Santos, Marco Túlio Nascimento e Ana Paula dos Santos.
O combate ao racismo estrutural
O tema dos encontros serão focados para encontrar soluções para os desafios do racismo estrutural da atualidade. A conferência de abertura terá o tema “A luta antirracista na contemporaneidade”.
O segundo encontro será para abordar a Educação antirracista para o século XXI e o terceiro encontro falará um pouco mais sobre o Racismo na gestão pública e a necessidade do seu combate urgente.
No último dia, será falado um pouco mais sobre o Movimento Sankofa, Consciência Reparativa e Subversão coletiva, e as estratégias de luta contra a neuroeducação. Nesse dia será também lançado o Livro Sankofa, apresentado pela Valéria Landa Alfaiate Carrijo.
“Participar deste evento é ajudar a reconstruir o Brasil, trazendo à tona um tema de profunda urgência para que a igualdade de oportunidades possa acontecer via ações afirmativas”, finaliza Tiago Mascarenhas.
Quem tiver interesse em participar do Circuito Formativo, poderá fazer a inscrição diretamente através desse link: https://diverx.com.br/circuito-sankofa/