sexta-feira, agosto 22, 2025

Choque cultural: como sofrer menos impacto durante seu intercâmbio

A melhor maneira de reduzir os impactos do choque cultural é não deixar a mudança ser um obstáculo na realização do seu sonho.

Você provavelmente está pensando nos prós e contras de fazer um intercâmbio, ou já até está com tudo pronto, mas continua preocupado com o choque cultural que pode sofrer ao mudar de país? É um ponto muito importante mesmo para considerar, cada pessoa lida de uma forma diferente com tantas novidades acontecendo. Mas mesmo que você tenha algumas crises de saudades intensas vai conseguir driblar isso em poucos dias. Separamos algumas dicas para ajudar você a enfrentar essa fase inicial da melhor maneira possível.

Prepare-se antes, faça uma imersão cultural

A melhor maneira de reduzir os impactos do choque cultural é não deixar a mudança ser um obstáculo na realização do seu sonho. Estude a cultura do país e cidade em que vai estudar, veja filmes e séries, leia livros, procure documentários… assim, nem tudo será novidade e você já vai estar mais conectado com o local.

Converse com moradores do país

Que tal já ir fazendo amigos e conversando com pessoas do seu próximo destino? Existem diversos aplicativos que possibilitam você conversar com estrangeiros, fazer amizades no lugar novo e inclusive ir treinando o idioma que irá estudar. Dica de app para baixar agora mesmo: Hello Talk.

Bateu a saudade forte?

Procure mapear, antes mesmo da viagem, lugares brasileiros para você ir quando ficar com muita saudade. Muitos países são cheios de restaurantes com comidas típicas e que vendem alimentos que a gente não aguenta ficar sem, então, já vai pesquisando pra você ter para onde correr quando a saudade apertar.


LEIA MAIS: Confira algumas dicas e saiba como planejar o seu intercâmbio em 2021


Mas uma hora é preciso superar!

Nada de ficar preso nesses sentimentos ruins, aproveite essa oportunidade incrível que você está vivendo. Veja algumas dicas para você conseguir apaixonar-se pelo lugar que estiver.

Frequente museus

Descubra mais sobre a história do seu novo lar, entenda as tradições e costumes, conheça os artistas mais admirados que surgiram ali… tudo isso vai ajudar você a ter um olhar mais carinhoso pelo país.

Faça passeios

Se você estiver em um intercâmbio, reserve sempre um tempo para conhecer todo dia um pouquinho da cidade, nem que seja uma cafeteria. Assim, você vai criando novos lugares favoritos que te deixam felizes e confortáveis.


LEIA MAIS: 5 dicas essenciais de como se planejar para estudar no exterior


Não fuja das pessoas

A tentação de procurar apenas brasileiros para fazer amizade é grande, e ótima nos primeiros dias também. Mas procure forçar a si próprio para conversar com pessoas locais, nem só para treinar o idioma, mas para criar relações reais. Quando você se apegar em novos amigos, vai gostar de poder estar ali também. Tem uma frase que diz: se estiver com medo, vai com medo mesmo. Então, se joga nessa aventura e viva cada momento com intensidade.

Últimas Notícias

Em Destaque

Escolhas do Editor

Artigos Relacionados

Secret Link