sexta-feira, agosto 22, 2025

Intercâmbio em Dublin: o vale do silício europeu

A cidade concentra sedes de grandes empresas como Google, Facebook, Twitter, Airbnb, TikTok, LinkedIn e eBay.

Você já pensou em fazer Intercâmbio em Dublin? Sabemos que a Irlanda tem diversas vantagens para intercambistas, por isso tem sido um dos destinos mais procurados por brasileiros quando se trata em estudar no exterior. Seja pela proximidade com outros países na Europa, pelas suas paisagens e claro, para quem deseja trabalhar enquanto estuda.

Uma das principais vantagens apontadas pelos próprios estudantes é a permissão de trabalhar e estudar durante o intercâmbio. Na Irlanda é autorizado que os intercambistas trabalhem meio período durante as aulas e período integral nas férias. Para obter o visto adequado, é necessário estar matriculado em um curso com duração de pelo menos 25 semanas. 

O que é Vale do Silício?

Você já ouviu falar no Vale do Silício? Ele fica situado “originalmente” na Califórnia, Estados Unidos, é uma região de São Francisco onde se encontram várias empresas de grandes destaques na tecnologia. Muitos dos aplicativos e inovações digitais que utilizamos hoje nasceram lá. Ou então, tem sua sede no local. Empresas como Pinterest, Google e Facebook.

Dublin tem sido considerada o Vale do Silício europeu. A cidade concentra sedes de grandes empresas como Google, Facebook, Twitter, Airbnb, TikTok, LinkedIn e eBay. A Irlanda teria um atrativo especial para essas grandes empresas na Europa, os baixos impostos no país, que pode mudar um pouco o cenário como se permaneceu por algum tempo.


LEIA MAIS: 10 livros para mergulhar na cultura irlandesa


O cenário para intercambistas

Isso pode impactar os estudantes de diferentes formas. Por exemplo, como esse movimento atrai muita gente e profissionais diferentes, o local por si só acaba ficando mais interessante. Desse modo, acabam promovendo mais eventos com aprendizados em diferentes áreas e um networking poderoso.

Outro ponto importante também é a probabilidade de realizar visitas em algumas dessas empresas. E claro, dependendo da sua formação e tipo de curso que irá realizar no exterior, você pode até conseguir trabalhar nesses locais. Uma dica é  para os profissionais que tiverem interesse em trabalhar em grandes empresas como essas é ficar de olho nas vagas através de sites relacionados e preparar seu currículo em inglês.

Algumas escolas possuem diversos programas para ajudar os estudantes a se preparem para o mercado de trabalho tanto no Brasil quanto no exterior. Como por exemplo a SEDA College, que em uma de suas atividades extra classe levou os alunos para visitar a sede do LinkedIn em Dublin. Um tour completo e recheado de dicas com os intercambistas.

Dublin ser reconhecida como Vale do Silício europeu é algo que não necessariamente irá ter grande impacto na vida da maioria dos intercambistas. Mas é um bônus interessante para quem pensa em fazer intercâmbio em Dublin, Irlanda.

Últimas Notícias

Em Destaque

Escolhas do Editor

Artigos Relacionados

Secret Link