O Canadá é um dos destinos mais visitados do mundo, entretanto, a emissão do visto canadense requer alguns cuidados.
Os principais motivos pelo qual o destino chama a atenção dos brasileiros, é ser um país muito diversificado e conhecido pelos moradores educados e receptivos. Além disso, tem paisagens de cair o queixo e adota dois idiomas como línguas principais, o Inglês e o Francês.
Ao contrário do que muitos pensam, não se faz frio no Canadá durante todo o ano. Em muitas cidades, como Vancouver, há belas praias que podem ser visitadas durante alguns meses do ano. Além de tudo, a comida é altamente influenciada por produtos orgânicos de diferentes culturas, como europeia e asiática.
O visto é obrigatório?
Quando falamos em viajar para o exterior, automaticamente lembramos do visto. Sabemos que é importante, mas você realmente sabe para que ele serve?
Visto é uma autorização condicional que um país concede a um estrangeiro, é o documento que demonstra a permissão de entrada ou permanência na região.
Mesmo que em alguns países o documento não seja obrigatório, o visto canadense ainda é exigido para entrar no território.
LEIA MAIS: Canadá receberá mais de 1 milhão de imigrantes até 2023
Como tirar o visto canadense?
Antes de começar o passo a passo, tenha em mente que tirar o visto não é um bicho de sete cabeças. Saiba que, além do processo de emissão ser simples, a taxa de rejeição é bem pequena. Menos de 5% dos pedidos são negados.
Visto ETA online
Essa modalidade é bem fácil, caso você tenha tirado o visto canadense nos últimos 10 anos ou possua um americano válido, basta acessar o site do governo canadense, informar os dados e pagar uma taxa de 7 dólares canadenses.
Documentos necessários na primeira vez
Se é sua primeira tentativa de tirar o visto, você precisará começar separando os documentos necessários. É simples, porém não são poucos. Para facilitar, o governo do Canadá criou um checklist da documentação e também um manual com eventuais dúvidas e com os links dos formulários necessários.
Formulários e documentos
Para começar, foque nos formulários necessários que você deverá preencher:
- formulário de solicitação IMM5257E;
- formulário de informações familiares (IMM5645 ou IMM5707);
- duas cópias por requerente do Termo de Consentimento da VFS;
- questionário de Informações Adicionais;
- formulário Schedule 1 (IMM5257 – Schedule 1);
- declaração de União Estável (IMM5409).
Sobre os documentos, você precisará separar:
- passaporte válido;
- uma foto atual 3×5;
- comprovante financeiro;
- comprovação de laços sociais e econômicos no Brasil;
- autorização de viagem;
- comprovante de pagamento das taxas de visto.
Ah, uma dica: depois de preencher os formulários eletrônicos, clique no campo “validar” e imprima o formulário. Assim, será gerado um código de barras que facilita a avaliação do seu pedido e reduz o tempo de emissão do visto.
Biometria
Desde 2018 você precisa solicitar o agendamento para fornecer os dados biométricos ao governo canadense.
Taxas a pagar
No processo de emissão do visto, você precisará pagar algumas taxas:
- taxa de solicitação de visto (Consulado Canadense): o valor dessa taxa é de 100 dólares canadenses por pessoa. Pode ser pago como depósito na boca do caixa do Banco Santander, pessoalmente com o cartão de débito ou pagamento online pelo site do governo do Canadá;
- taxa de biometria com o CVAC: o valor é de 85 dólares canadenses, não são aceitos os pagamento por transferência bancária, caixas eletrônicos, pagamento em cheque ou online, e a atenção precisa ser redobrada, pois os valores dos pagamentos efetuados de maneira incorreta não são estornados.
Para viajar de forma tranquila, todos os detalhes fazem a diferença. Separe os documentos com atenção, preenche os formulários com cuidado, envie a sua solicitação com antecedência e boa viagem.